/

Ruído castanho ajuda a acalmar as pessoas — e é a nova sensação do TikTok

O chamado “brown noise”, ou “ruído browniano” é a nova tendência do TikTok e está a ajudar muitas pessoas a relaxar. O fenómeno tem ciência que o suporta.

Já se perguntou porque é que o barulho da chuva é tão reconfortante? Ou porque é que o som constante de uma queda de água e das ondas do mar pode ser calmante?

As frequências graves e profundas desses sons desencadearam uma tendência crescente no TikTok nos últimos meses.

Os utilizadores descobriram e passaram a partilhar os benefícios do ruído castanho — o primo menos conhecido e menos estudado do ruído branco.

Esta tendência crescente está a fazer as pessoas virarem-se para o ruído castanho numa tentativa de bloquear as distrações da vida moderna — ou os seus próprios pensamentos acelerados.

Acredita-se que o som ajuda as pessoas a concentrar-se, dormir mais facilmente e pode até contribuir para gerir alguma neurodiversidade, como a perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA).

Mas como é que isto funciona e porque é que recentemente se tornou tão popular?

O que é o ruído castanho?

Ao contrário do ruído branco, que reproduz todas as frequências de som detetáveis ​​igualmente ao mesmo tempo, o ruído castanho tem uma ênfase maior nos tons graves mais baixos que são audíveis ao ouvido humano.

Parece-se menos com um assobio do que o ruído branco, pois as frequências mais altas estão menos presentes.

Pode ser ouvido, por exemplo, no interior de um avião e em muitos fenómenos naturais.

O “castanho” (brown, em inglês) não é uma referência à sua cor, mas sim ao movimento browniano — o tipo movimento aleatório das partículas suspensas num fluido, identificado pela primeira vez pelo botânico Robert Brown há quase 200 anos, em 1827 no movimento do pólen na água.

Uma representação gráfica do sinal sonoro imita um “padrão browniano”, que é de onde vem o nome ruído castanho (brown noise, em inglês). Por isso às vezes é também chamado de ruído browniano.

Muitas vezes, também é chamado de “ruído vermelho”, por uma analogia com a luz. A luz vermelha possui mais ondas de menor frequência do que a luz branca, assim como o ruído castanho tem mais ondas de menor frequência do que o ruído branco.

O aumento de sua popularidade foi impulsionado em grande parte pela comunidade de Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção nas redes sociais. A hashtag #brownnoise tem 86,1 milhões de visualizações no TikTok.

Ruído castanho e neurodiversidade

“As pessoas sem PHDA provavelmente acham qualquer tipo de ruído perturbador, diz o psiquiatra Alex Dimitriu, especialista em medicina do sono.

Mas os cérebros das pessoas com PHDA estão “quase programados para funcionar melhor sob algum grau de caos ou pressão”, disse Dimitriu ao programa Newsday, da BBC.

“Há uma crença de que ter um pouco desse ruído de fundo eleva o nível de excitação, pois o cérebro das pessoas com PHDA é um pouco mais estimulado do que seria em completo silêncio”.

As pessoas com PHDA normalmente exigem esse nível mais alto de estímulo para estarem mais envolvidas e atentas, segundo ele.

O ruído castanho tem sido menos estudado do que o ruído branco, mas estudos sobre este último descobriram que pode oferecer alguns benefícios para pessoas com PHDA.

Dimitriu acredita, no entanto, que o ruído castanho tem um som “mais palatável” quando comparado aos “tons mais ásperos” do ruído branco.

“Pode ser uma questão de preferência, mas acho que as pessoas preferem o ruído castanho, que é um pouco mais baixo em frequência e semelhante ao som de um rio a correr à distância”.

Um vídeo famoso no TikTok mostra a utilizadora Natalya Bubb, que tem PHDA, a reagir ao ruído castanho pela primeira vez.

Surpresa, ela pergunta: “Isto é real? Para onde foram os pensamentos?”.

Noutra publicação, ela diz que o ruído castanho está “literalmente a revolucionar a forma como estudo”.

“É a coisa mais próxima que encontrei para ajudar”

Apesar das muitas alegações feitas sobre os benefícios de diferentes tipos de ruído de fundo, não há um consenso entre cientistas e especialistas sobre quais são — ou se de facto esses benefícios existem.

Uma revisão de 38 estudos em 2020 encontrou evidências limitadas dos efeitos positivos do ruído branco no sono, e há ainda menos pesquisas sobre o ruído castanho.

No entanto, para aqueles que defendem os benefícios do ruído de fundo, há fãs obstinados que juram que oferece benefícios tangíveis.

A assistente social Cecilia Peker conta que ouve sons de ambiente de máquinas de café para se concentrar desde a universidade.

“Acho o silêncio muito perturbador, pois dá ao meu cérebro muito espaço para pensar demais”, diz.

“O ruído castanho, como uma máquina de café, é um bom nível de ruído de fundo porque não é reconhecível ou repetitivo e não consigo identificar padrões no som”, explica.

“Isso deixa-me espaço para pensar sobre o que estou a tentar fazer.”

Da mesma forma, Paz Bombo, cientista de dados, usa bandas sonoras de videojogos para trabalhar e dormir. E insiste que melhoram a sua produtividade e o seu descanso.

“Eu costumo ouvir sons do oceano ou fogueiras na floresta para obter aquela vibração sonolenta e geralmente durmo em 20 minutos mais ou menos”, afirma.

“Também li que a música de videojogos nos ajuda a concentrar, e realmente ajuda. Basicamente, qualquer coisa que seja um ruído de fundo repetitivo coloca-me mesmo no modo de concentração.”

A professora Alice Fonda Marsland, com quase nove meses de gravidez, concorda. “Já tive problemas com insónias antes, e com a gravidez o meu sono sumiu. O ruído castanho é a coisa mais próxima que encontrei para ajudar, mas infelizmente não me ajuda a dormir”.

Embora ainda não existam provas científicas, parece não haver dúvidas de que o uso do ruído castanho oferece benefícios para as pessoas.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.