Rui Rio não vai ser “politicamente correto” (e Hugo Soares decide esperar)

Paulo Novais / Lusa

Várias figuras do PSD consideram que o novo líder não é adepto do “politicamente correto” e que não tem medo de chocar a “corte lisboeta”. Sobre a permanência de Hugo Soares como líder da bancada do partido, a palavra para já é “esperar”.

Segundo o Público, Rui Rio não pretende mudar-se para Lisboa e a estratégia deve passar por estar uma parte da semana na capital e outra na ‘invicta’, até porque neste momento é a altura de “ouvir as pessoas e de fazer convites para os órgãos nacionais do partido”.

Uma decisão que, à partida, dá logo sinal de que “muita coisa pode mudar” com o ex-autarca agora na liderança do PSD que, depois da vitória no sábado, já foi criticado por ter feito o discurso a partir do Porto e não na capital.

“Rui Rio não é pessoa para fazer grandes cedências ao politicamente correto, ele faz aquilo que deve fazer em cada momento, é um homem com apurado sentido do dever e, portanto, faz aquilo que deve e não aquilo que é politicamente correto“, afirma o antigo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Passos Coelho e ex-presidente da Câmara de São João da Madeira, Castro Almeida, em declarações ao jornal.

O político, que conhece bem o novo líder do PSD, sabe que Rio “vai fazer o que entender, mesmo que isso choque a ‘corte lisboeta'” e defende que este coloca um grande rigor em tudo o que faz, dando como o exemplo o discurso da noite eleitoral, em que “cada palavra foi meticulosamente pensada”.

Também o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, afirma que se trata “de uma viragem no modelo de atuação política em Portugal”. “Até agora vigorava o modelo do politicamente correto, mas Rui Rio não é pessoa para privilegiar o politicamente correto, foi assim na Câmara do Porto e em termos nacionais vai fazer a mesma coisa”, declara ao jornal.

Hugo Soares: fica ou não fica, eis a questão

Relativamente à permanência de Hugo Soares como líder parlamentar do PSD, Marques Mendes foi o primeiro a defender que devia pôr o seu lugar à disposição. No entanto, de acordo com algumas fontes ouvidas pelo Diário de Notícias, o político, que apoiou Santana Lopes, deverá esperar pela conversa com o novo presidente, dentro de duas semanas.

Até lá, o líder parlamentar mantém-se no cargo e não pretende colocar o lugar à disposição. Ele que já tinha deixado um aviso a Rio: eleito em julho de 2017, o seu mandato é de dois anos e quem elege a liderança do grupo parlamentar são os deputados.

“Esta era uma boa ocasião de o presidente do partido mostrar que quer unir, mantendo um líder da bancada que foi aprovado pela esmagadora maioria dos deputados”, diz um deputado social-democrata ao DN.

Marques Guedes, Leitão Amaro, José Matos Correia ou Fernando Negrão, um apoiante de Santana que poderia promover a unidade da bancada, são os nomes que se começam a ouvir em alternativa ao de Hugo Soares.

Para já, apenas Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, vices da bancada do PSD, colocaram os respetivos lugares à disposição. Por sua vez, avança o Expresso, Miguel Santos afirma não fazer qualquer sentido pedir a demissão do seu cargo.

“Desde o primeiro dia nestas funções, o meu lugar sempre esteve, como está, à disposição dos líderes do partido e da bancada do PSD. Como tal, está por inerência à disposição de Rui Rio”, afirmou ao semanário esta segunda-feira.

O ex-presidente da Câmara do Porto foi eleito com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Santana Lopes.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que formalmente Hugo Soares tem razão. Mas, mesmo assim, ficava-lhe bem ter colocado o lugar à disposição. É certo que a bancada parlamentar que o elegeu não mudou, mas mudou a liderança, o estilo e a orientação política (pelo menos, em parte) do PSD. Cavar na bancada parlamentar uma trincheira de afrontamento ou de afastamento não beneficia ninguém e pode prejudicar muito o partido.
    Já o discurso de Rui Rio, a partir do Porto, achei muito bem. O Porto é Portugal e nem tudo dever ser açambarcado por Lisboa. Mostrar-se ao partido, ao país, a partir do Porto é coerente e manifesta orgulho nas suas origens. Espero que se prolongue numa política efetiva de descentralização, discriminação positiva do interior e inversão do fluxo demográfico para o litoral e para a capital. O que é mais difícil.
    As últimas desgraças dos incêndios não tiveram senão uma vantagem: mostrar o erro do modelo demográfico de concentração nas cidades e os perigos da desertificação do território.
    Parece-me que precisamos de um novo “Povoador”, à escala do nosso tempo.

  2. Rui Rio representa uma mudança muito positiva no PSD e na política em geral. Vou estar atento à sua performance e quem sabe o PSd volatrá a ter o meu voto.

RESPONDER

Vulcão submerso no Alasca cria bolhas de gás explosivas maiores do que um campo de futebol

Uma equipa de cientistas do US Geological Survey (USGS) descobriu na Ilha de Bogoslof, no Alasca, Estados Unidos, um vulcão que expele gigantescas bolhas de gás explosivas, maiores do que um campo de futebol. Os especialistas …

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …