Com Negrão e Santana, Rui Rio já trabalha na união do PSD

Estela Silva / Lusa

Rui Rio, então presidente da Câmara do Porto, com Pedro Santana Lopes, então presidente do PSD, num comício em 2005

O 37º Congresso do PSD começa hoje na antiga FIL e é esperada uma grande renovação.

Fernão Negrão, que apoiou Santana Lopes na corrida à liderança, vai assumir um papel de união no PSD. Ontem, quando anunciou a candidatura – que disse “agradar” a Rui Rio – fez questão de referir que o deputado Adão Silva, também falado como um dos potenciais candidatos à liderança da bancada, e muito próximo de Rui Rio, será o seu primeiro vice-presidente no grupo parlamentar.

Com Fernando Negrão, Rui Rio tenta dissipar o descontentamento com o afastamento de Hugo Soares, já que Negrão é um deputado com um vasto currículo e reconhecido entre os pares, segundo o Diário de Notícias.

No entanto, segundo o Observador, o antigo diretor da Polícia Judiciária não reúne consenso entre os colegas de bancada. “Acho que foi um erro grave ter derrubado administrativamente Hugo Soares que estava a ter um excelente desempenho”, começa por dizer Carlos Abreu Amorim.

O mesmo afirma o açoriano Carlos Costa Neves, que na reunião da bancada parlamentar do PSD em que Hugo Soares anunciou a convocação de eleições, foi um dos que saiu em defesa da continuidade do líder demissionário.

“Há um momento para divergir e convergir. Depois das eleições internas, era momento de convergir. A continuidade de Hugo Soares seria um sinal de convergência e justificava-se, até porque a equipa tem corrido bem. Rui Rio teve outro entendimento e agora terá um caminho mais complexo“, sugere o ex-ministro da Agricultura de Santana Lopes.

No entanto, Costa Neves enaltece o “perfil forte, que merece respeito“, apontando esta como uma “alternativa consistente”.

Perante os 750 delegados do congresso, Rui Rio deverá assumir outras escolhas que, de acordo com o pensamento do líder eleito do partido, promovam a coesão, mas também não faltarão algumas ruturas.

Para já, no entanto, Rui Rio tem promovido a coesão dentro do partido. A escolha de Santana Lopes para encabeçar a lista ao órgão máximo entre congressos mostra bem isso. Além do mais, a decisão segue a linha de Pedro Passos Coelho, que também convidou Paulo Rangel para esse lugar.

Com o convite, o líder eleito mostra que não exclui quem tem valor.

Rui Rio quis que a união do PSD, na medida do possível, começasse antes de tomar posse como líder do partido. O 37º Congresso do PSD começa hoje na antiga FIL, na Junqueira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …