Rui Rio escolhe mais quatro caras novas para liderar listas às legislativas

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio escolheu mais quatro caras novas para cabeças de lista à Assembleia da República pelos círculos de Beja, Castelo Branco, Setúbal e Santarém.

Henrique Silvestre Ferreira, engenheiro agrónomo, será o cabeça de lista por Beja; Cláudia André, geógrafa e professora, é a escolha para Castelo Branco; o vereador da Câmara de Setúbal Nuno Carvalho lidera a lista pelo seu distrito e Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, é o primeiro nome em Santarém, disse à Lusa fonte social-democrata.

O engenheiro agrónomo Henrique Silvestre Ferreira está à frente da Herdade do Vale da Rosa, conhecida pelas suas uvas sem grainha, numa empresa agrícola que está na família há quatro gerações. Recentemente, segundo o PSD, foi reconhecido com o Prémio Jovem Agricultor Mais Inovador.

Cláudia André foi a escolha de Rio para Castelo Branco. Tem um percurso “muito relacionado com os jovens e com a sociedade civil”, disse a mesma fonte. No Conselho Estratégico Nacional do partido é a porta-voz para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, trabalhando lado a lado com o vice-presidente do PSD David Justino.

Nuno Carvalho, vereador social-democrata da Câmara de Setúbal, é licenciado em em Direito pela Universidade Moderna de Lisboa e especializado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, tendo sido considerado, segundo o PSD, “um dos jovens mais promissores com menos de 40 anos” pela revista Exame.

Por último, Isaura Morais, que conseguiu destronar o PS na Câmara de Rio Maior nas últimas autárquicas, é licenciada em Recursos Humanos e tirou uma pós-graduação em Gestão de Marketing.

O PSD já tinha anunciado os nomes dos cabeças de lista por Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria. A vereadora da Câmara de Cascais, Filipa Roseta, encabeça a lista de Lisboa e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho, lidera a lista do Porto.

No lote de nomes noticiados pelo semanário Expresso no sábado passado e confirmados à Lusa por fonte social-democrata estão também a deputada e líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, por Leiria, a investigadora universitária Ana Miguel Santos (que tinha sido candidata a eurodeputado no 8.º lugar na lista do PSD) por Aveiro, o vogal da Comissão Política Nacional e vereador em Guimarães André Coelho Lima por Braga e a advogada Mónica Quintela, porta-voz para a Justiça do Conselho Estratégico Nacional (CEN), por Coimbra. Segundo a mesma fonte, Rui Rio não encabeçará qualquer círculo.

Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria representam cerca de dois terços do eleitorado e o objetivo foi “promover uma rutura” e “abrir caminho a jovens e à sociedade civil”, dando um sinal de que o partido quer fazer uma aproximação ao eleitorado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …