Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

José Coelho / Lusa

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. “Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?”, questionou.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta segunda-feira o PS de estar a copiar as propostas e ideias dos sociais-democratas e de entrar em contradição com o que fez nos últimos quatro anos no Governo.

“O que temos vindo a constatar é que o PS, depois de ouvir uma ideia nossa, passado mais ou menos uma semana e meia vem repetir a mesma ideia, nem que entre em contradição com o que fez no Governo ou com o que disse há pouco tempo”, criticou Rio, que falava aos jornalistas durante uma reunião preparatória da campanha social democrata para as legislativas de outubro, que decorre em Condeixa-a-Nova, em Coimbra.

Sobre essa matéria, o presidente do PSD apontou como exemplo as propostas do seu partido na área da política fiscal. “Viemos dizer que a carga fiscal é exageradíssima e, por isso, iremos fazer tudo para que ela desça – até quantificámos aquilo que é a margem orçamental que existe para podermos reduzir a carga fiscal. De imediato, o PS vem dizer que também vai reduzir a carga fiscal, em sede de IRS e também agora muito voltado para as empresas”, afirmou.

Para Rui Rio, essa posição do PS entra em contradição com o que fez nos últimos quatro anos. “Tem de haver políticas públicas que facilitem a vida às empresas” por forma a serem criados “melhores empregos”, porém, o Governo “fez exatamente o contrário” e, ao ouvir o PSD, “vem fazer um discurso análogo”.

Rui Rio apontou ainda para as propostas do PSD para a baixa natalidade, em que defende que deve haver “mais creches e tendencialmente gratuitas”, sendo que “o PS vem agora copiar exatamente a mesma ideia”.

“Se o PS não está a copiar, se isto era original e só tiveram azar de dizê-lo depois de nós, então a minha pergunta é: porque é que não o fizeram nestes quatro anos? Porque é que seguiram uma política no sentido inverso?”, perguntou.

Questionado sobre a sondagem divulgada nesta segunda-feira que dá o PS com o dobro das intenções de voto do PSD, Rui Rio salientou que ignora sempre as sondagens. “Com tantas sondagens que saem, pergunto se ainda vale a pena fazer eleições”, comentou, considerando que as sondagens “não servem para nada”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …