Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

José Coelho / Lusa

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. “Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?”, questionou.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta segunda-feira o PS de estar a copiar as propostas e ideias dos sociais-democratas e de entrar em contradição com o que fez nos últimos quatro anos no Governo.

“O que temos vindo a constatar é que o PS, depois de ouvir uma ideia nossa, passado mais ou menos uma semana e meia vem repetir a mesma ideia, nem que entre em contradição com o que fez no Governo ou com o que disse há pouco tempo”, criticou Rio, que falava aos jornalistas durante uma reunião preparatória da campanha social democrata para as legislativas de outubro, que decorre em Condeixa-a-Nova, em Coimbra.

Sobre essa matéria, o presidente do PSD apontou como exemplo as propostas do seu partido na área da política fiscal. “Viemos dizer que a carga fiscal é exageradíssima e, por isso, iremos fazer tudo para que ela desça – até quantificámos aquilo que é a margem orçamental que existe para podermos reduzir a carga fiscal. De imediato, o PS vem dizer que também vai reduzir a carga fiscal, em sede de IRS e também agora muito voltado para as empresas”, afirmou.

Para Rui Rio, essa posição do PS entra em contradição com o que fez nos últimos quatro anos. “Tem de haver políticas públicas que facilitem a vida às empresas” por forma a serem criados “melhores empregos”, porém, o Governo “fez exatamente o contrário” e, ao ouvir o PSD, “vem fazer um discurso análogo”.

Rui Rio apontou ainda para as propostas do PSD para a baixa natalidade, em que defende que deve haver “mais creches e tendencialmente gratuitas”, sendo que “o PS vem agora copiar exatamente a mesma ideia”.

“Se o PS não está a copiar, se isto era original e só tiveram azar de dizê-lo depois de nós, então a minha pergunta é: porque é que não o fizeram nestes quatro anos? Porque é que seguiram uma política no sentido inverso?”, perguntou.

Questionado sobre a sondagem divulgada nesta segunda-feira que dá o PS com o dobro das intenções de voto do PSD, Rui Rio salientou que ignora sempre as sondagens. “Com tantas sondagens que saem, pergunto se ainda vale a pena fazer eleições”, comentou, considerando que as sondagens “não servem para nada”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …

"Não é descabido”. Candidato liberal a Lisboa admitiu que nacionalização da TAP podia ser "excelente opção"

Miguel Quintas, o recém-anunciado candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, no ano passado, que pensar numa nacionalização da TAP “não é de todo descabido” e que “tudo indica que poderá ser uma …

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …