/

Rui Pinto vai ser libertado

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

O pirata informático, que estava em prisão domiciliária desde abril, em instalações da PJ em Lisboa, vai ser libertado ainda esta sexta-feira.

De acordo com a SIC Notícias, Rui Pinto vai ser libertado esta sexta-feira. A decisão foi tomada pelo juiz responsável pelo seu julgamento, que está marcado para o início de setembro.

O pirata informático estava em prisão domiciliária, num anexo junto à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, desde abril. No final de julho, ficou a saber-se que a sua colaboração com as autoridades valeu-lhe a suspensão de cinco outros inquéritos de que era alvo.

Segundo o site Tribuna Expresso, a juíza de instrução, Margarida Alves, acedeu ao pedido dos seus advogados que, há semanas, apresentaram um pedido para que Rui Pinto ficasse sob Termo de Identidade e Residência, com apresentações periódicas às autoridades.

O hacker, que esteve em prisão preventiva entre março de 2019 e abril deste ano, vai ser julgado por 90 crimes: um de tentativa de extorsão, seis de acesso ilegítimo, 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência e um de sabotagem informática.

No início de junho, o Tribunal da Relação de Lisboa negou provimento ao recurso do Ministério Público e manteve a decisão instrutória, proferida a 17 de janeiro, que pronunciou o pirata informático por 90 crimes e não pelos 147 que constavam da acusação do MP.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.