Rui Pinto acusa Luís Filipe Vieira de estar envolvido em esquemas de corrupção no Brasil

Mário Cruz / Lusa

Rui Pinto disse ao Ministério Público haver provas de que a Doyen, fundo de investimento que financiava passes de jogadores de futebol, financiou voos em jatos privados a Luís Filipe Vieira e ao filho. Em causa estão viagens entre Portugal e o Brasil.

O pirata informático foi ouvido o ano passado – numa altura em que ainda estava em prisão preventiva no âmbito do processo pelo qual está agora a ser julgado – no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), declarações às quais o jornal Público teve acesso.

Rui Pinto afirmou que havia ligações entre a Odebrecht, a construtora brasileira condenada por corrupção no Brasil no processo Lava Jato, o grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira, e a Doyen, empresa que foi alvo de um ataque informático.

Na altura do depoimento o pirata não tinha acesso à documentação a que se referia, mas garantiu que os ficheiros que davam conta das ligações e dos pagamentos das viagens estavam armazenados na cloud do jornal alemão Der Spiegel.

O departamento de comunicação do Benfica, contactado pelo Público, desvaloriza as declarações do hacker português. “Luís Filipe Vieira não comenta declarações e investigações que desconhece, sobretudo declarações vindas de alguém que já nos habituou a manipular informação, que dispara em todas as direções e que falseia repetidamente a realidade”, pode ler-se resposta enviada por escrito ao Público.

Segundo o Público, a Doyen Investment Sports, apresentou uma queixa-crime por tentativa de extorsão, um dos 90 ilícitos que o Ministério Público acusa Rui Pinto. Neste caso, a Doyen é assistente da acusação e pede uma indemnização de 7500 euros ao hacker.

O Público tentou recolher declarações da Doyen, mas não obteve resposta ao seu contacto. A Doyen é, segundo um trabalho do Expresso, “a marca escolhida pela família Arif, com origens na Turquia e no Cazaquistão, para entrar no futebol europeu”.

Rui Pinto, que se encontrava detido, foi ouvido pelos procuradores que investigavam as suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais que recaem sobre a Odebrecht em Portugal, uma empresa que está a ser investigada no âmbito na construção da Barragem do Baixo Sabor, por suspeitas de pagamento de contrapartidas de 4,6 milhões, destinados a ganhar o concurso de construção.

A audição do hacker foi motivada pela publicação de um post na sua conta de Twitter que chamou a atenção dos magistrados responsáveis pela investigação à Odebrecht. O pirata informático assumiu ter detetado “algumas conexões entre factos apurados no processo Lava Jato e Portugal, por exemplo no caso Odebrecht” – revela o Público.

O autor do Football Leaks garantiu, em depoimento, que estes elementos eram totalmente desconhecidos das autoridades, e que poderiam “abrir novas frentes de investigação”. Contudo lamentou que o Ministério Público português não quisesse investigar, colocando-se  à disposição das autoridades brasileiras.

Ainda assim, Rui Pinto garante que a Intercept Brasil, um órgão de investigação jornalística que também teve acesso aos documentos, não publicou qualquer notícia.

Segundo o processo consultado pelo Público, Rui Pinto admitiu aos procuradores ter ficado com a ideia de que se tratava de “um esquema envolvendo as empresas “Doyen Capital LLP”, “Promovalor”, de Luís Filipe Vieira, e a “Odebrecht” no Brasil”.

No seu depoimento, Rui Pinto disse ter sido publicada uma notícia, e um press release da empresa Promovalor com o título “Reserva do Paiva”, que deixava no ar a ligação entre a Odebrecht Brasil e a Promovalor, “deixando de fora a “Doyen Capital LLP” – que era parte integrante do consórcio”.

De acordo com Público esta foi a chave para que o pirata informático considerasse a ideia de que “não se pretendia que essa ligação (à Doyen) viesse a público, tornando-se conhecida”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O rui pinto não sabe nada sobre jose socrates…? Ou a ajudante dele (ana gomes) não colocou esse na lista de trabalhos de casa…

  2. Estranho, este miúdo só sabe coisas do Vieira ou existe interesses em só falar do Vieira!!!

    Quem lê as noticias hoje em dia chega a conclusão que o Vieira não é santo mas é impossível ser 1/3 do que dizem, porque se realmente fosse 1/2 do que pintam, estas noticias não saiam cá para fora e se ele tivesse provas ja não respirava.

  3. Espero que em matéria de Futebol e “escândalos”, não se esqueça dos apitos dourados e muitos outros casos, mesmo se lhe doer o coração em denunciar outro Pinto que de santo nada tem !…se pretende ser altruísta nas denuncias, que o seja para todo o Universo do Futebol !

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …