Rui Moreira não queria que a sua candidatura “fosse contaminada ou apropriada por alguém”

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto e candidato independente às eleições autárquicas de 1 de outubro, Rui Moreira, disse esta quinta-feira que não podia permitir que a sua candidatura “fosse contaminada ou apropriada por alguém”.

Em entrevista ao Observador, Rui Moreira revelou que se sentiu “incomodado” com o apoio do Partido Socialista, e que os seus conselheiros chamaram a atenção para o facto de estarem a “perder o controlo da situação“.

“Havia um conjunto de pessoas que começava a não perceber o que estava em jogo. Parecia de repente que a nossa candidatura, que era uma candidatura independente e que tinha o apoio do PS, estava a ser invertida. Parecia que afinal era uma candidatura do PS e que era apoiada pelo movimento independente. Esta é a lógica dos partidos. Não é a nossa. Aquilo que essas pessoas disseram foi: ‘Se é assim, temos de abdicar do apoio do PS’. Que é completamente diferente de dizer: Houve rutura”, destacou Rui Moreira.

“Não podíamos deixar que esta nossa candidatura fosse de alguma maneira contaminada ou apropriada por alguém. Desde o princípio, quando foi anunciado o apoio, se é um apoio sem condições, muito bem”, sublinhou o presidente da Câmara do Porto.

Apesar de toda a polémica ao longo da última semana, Rui Moreira admite ao Observador que sem o PS, as eleições não serão mais fáceis: “Sei perfeitamente que hoje o caminho para uma eventual vitória nas eleições é muito mais difícil do que era há quinze dias”.

Para Rui Moreira, a número dois do PS, Ana Catarina Mendes, “condicionou o apoio a uma negociação de listas”.

“Nada disto tem a ver com as celebrações, ou com o facto de o PS fazer contagem de votos. A questão é ela ter dito especificamente que era um apoio condicionado à participação nas listas, o que aliás ontem foi reafirmado pelo Dr. Manuel Pizarro”, afirmou.

Deste modo, Rui Moreira quis abdicar do apoio do PS nas autárquicas e o PS avança com Manuel Pizarro como candidato do partido à Câmara do Porto.

“A decisão e atitude do dr. Rui Moreira [em não aceitar o apoio do PS] é legítima, como é legítima a posição do PS”, afirmou Pizarro, acrescentando que aceita o convite do partido para ser candidato com “muito gosto”.

Manuel Pizarro destacou que é “mais proveitoso” manter uma amizade com o Rui Moreira do que “ficar num casamento onde uma das partes não se quer manter”.

A intervenção de António Costa terá sido decisiva para este desfecho, adianta o jornal Público, que diz que o primeiro-ministro telefonou ao presidente da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, a reforçar a ideia de que era preciso “apresentar um candidato próprio”, estando em causa “uma questão de dignidade partidária”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É Nortenho e já fazia falta na nossa política um INDEPENDENTE com força, que agite as consciências dos partidos.

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …