Rui Moreira integra recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, integra a lista de Pinto da Costa às eleições dos órgãos sociais FC Porto como cabeça de lista ao Conselho Superior, anunciou esta quarta-feira o líder do clube que lidera a I Liga de futebol.

“Orgulho-me muito de o ter nas minhas listas, não por ser meu amigo nem presidente da Câmara Municipal do Porto, mas por ser o presidente que é”, justificou o líder dos dragões, durante a apresentação do elenco da lista A, no Estádio do Dragão, logo após a entrega das candidaturas a José Matos Fernandes, presidente da Assembleia Geral.

Pinto da Costa, de 82 anos, volta a ser acompanhado na direção do FC Porto pelos vice-presidentes Alípio Fernandes, Adelino Caldeira e Fernando Gomes, dois dos atuais administradores da SAD, além dos empresários Américo Amorim e Paulo Mendes e do antigo guarda-redes dos ‘azuis e brancos’ e ex-internacional português Vítor Baía.

“Estes dois empresários irão debruçar-se com o Fernando Gomes na restruturação administrativa e financeira e penso que são mais valias para essa reformulação da forma de gerir do clube. Já o Vítor Baía será o elo de todo o futebol sénior com a estrutura do clube. Mais do que novas ou velhas, são as pessoas indicadas para o que quero”, vincou.

Na lista de vogais surgem os repetentes António Borges, Vítor Hugo, Eurico Pinto, Luís Fernandes, responsáveis pelas secções de andebol, basquetebol, hóquei em patins e natação, o atual provedor do sócio Rodrigo Barros e o antigo avançado Fernando Gomes, que passará a coordenar o futebol de formação ‘azul e branco’.

“Queremos alterar e aperfeiçoar muita coisa, mas não podemos mudar para continuar a ganhar. A formação tem trabalhado muito bem e tenho de estar satisfeito. Muitas vezes não é reconhecido o seu trabalho, mas ter um nome como o Fernando Gomes poderá ser um ‘élan’ novo para todos”, acrescentou o dirigente, que comanda o FC Porto desde 1982.

A recandidatar-se para o 15.º mandato consecutivo, Pinto da Costa esteve ladeado por Lourenço Pinto, candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, que encerra na sexta-feira funções como líder da Associação de Futebol do Porto, além de Jorge Guimarães e Rui Moreira, cabeças de lista ao Conselho Fiscal e ao Conselho Superior.

“Toda a gente sabe que sou portista, gosto de futebol e interesso-me pela vida do FC Porto. Depois do convite que me foi formulado e da conversa que tive com Pinto da Costa, numa altura particularmente difícil para o país, o desporto e o futebol, considerei era importante dar o meu contributo. Não é a primeira vez que tenho cargos no clube”, frisou.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2020-2024 decorrem em 6 e 7 de junho e contam com três candidaturas, encabeçadas por Pinto da Costa (lista A), Nuno Lobo (B) e José Fernando Rio (C), e uma lista independente ao Conselho Superior.

“Todos os sócios com as quotas em dia e mais de dez anos de associado podem candidatar-se. Quem entender que se deve candidatar tem esse direito e não me compete comentar nem sequer pronunciar sobre essas candidaturas”, ressalvou.

Eis a lista de Pinto da Costa:

Direção

Presidente: Jorge Nuno Pinto da Costa
Vice-presidentes: Adelino Caldeira, Alípio Fernandes, Fernando Gomes, Américo Amorim, Paulo Mendes, Vítor Baía
Vogais: António Borges, Eurico Queirós Pinto, Fernando Gomes (antigo jogador), Luís Fernandes, Pinto de Magalhães, Pinto de Barros, Vítor Carvalho da Silva

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente: José Lourenço Pinto
Vice-presidente: Nuno Cerejeira Matos
Secretários: Sardoeira Pinto, Luís Filipe Castro de Araújo, Joaquim Manuel de Sousa Ribeiro

Conselho Fiscal

Presidente: Jorge Guimarães
Vice-presidente: Filipe Carlos Ferreira Avides Moreira
Secretário: José Manuel Taveira dos Santos
Relatores: José Augusto Saraiva (contas) Luís Filipe Monção (contas), André Ferreira Antunes (contencioso), José Pedro de Sousa Vieira (sindicância)

Conselho Superior

Rui Moreira, Felisberto Querido, Eduardo Vítor Rodrigues, Luís Montenegro, Pedro Marques Lopes, Jorge Filipe Correia, Manuel Macedo, Manuel Pizarro, António Bragança Fernandes, Fernando Cerqueira, Deocleciano Carvalho, Tiago Barbosa Ribeiro, Raúl Peixoto, Luís Artur Ribeiro Pereira, António José Sousa Magalhães, Jorge Cernadas, Matilde Passos Ribeiro, Nuno Cardoso, Manuel Ferreira da Silva, José Barbosa Mota

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …