Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

Fernando Veludo / Lusa

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se evitem concentrações.

“Isto não são celebrações que têm data marcada. Ao contrário de outros eventos, aqui não sabemos quando vai suceder, em que dia, em que momento. Pode ser hoje, pode ser amanhã, pode ser daqui a uma semana, duas semanas. Não é possível, nesta matéria tomar essas medidas de prevenção”, afirmou Rui Moreira, em declarações à margem da apresentação da sétima da Feira do Livro do Porto.

O autarca salientou que, nesta circunstância, não é possível ter o mesmo grau de previsibilidade que houve em outras situações, como a festa de São João, reiterando o apelo aos adeptos para que evitem concentrações.

“Já olhei para a minha bola mágica e ela não me responde, não me diz. Da mesma maneira, já liguei várias vezes ao covid e ele nunca me atendeu. Portanto, há coisas que não nos podem pedir para sabermos”, defendeu.

Moreira, que na segunda-feira tinha já dirigido uma mensagem em vídeo aos portuenses para que não colocassem em causa o esforço feito até aqui, reconhece que as vitórias em competições desportivas são momentos tradicionalmente festejados nas ruas, contudo, desta vez, isso não poderá suceder, “por razões que não dependem da vontade dos polícias, clubes, adeptos ou organizadores das provas”.

“Temos visto que a população tem sabido celebrar momentos muito importantes na cidade e gostaríamos de apelar a todos para que em todos os momentos tenham a contenção necessária para não estragarmos aquilo que, apesar de tudo, e com muito esforço, sacrifício temos conseguido”, reiterou o independente, sublinhando que “a situação na região está mais ou menos controlada, mas não está debelada”.

Questionado pelos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto, Moreira remeteu a decisão de encerramento de artérias da cidade para a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em declarações ao semanário Expresso, Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, revelou que almoçou, esta tarde, com o autarca para combinar os festejos do título.

O líder da claque portista avançou que Rui Moreira lhe pediu para que os festejos sejam feitos com “civismo”, sem grandes ajuntamentos, com o distanciamento social devido e com todos os presentes de máscara.

‘Macaco’, como é conhecido, assegurou que, tal como o presidente da Câmara, quer fazer “uma festa exemplar”. “À Porto!”, resumiu.

O FC Porto só precisa de pontuar na quarta-feira, na receção ao Sporting, para conquistar o 29.º título, mas pode até já entrar campeão no ‘clássico’ da 32.ª jornada se, hoje, o Benfica ‘escorregar’ em casa do Vitória de Guimarães.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como “não é possível” ????…patrulhamento e sanções pesadas contra excessos e desordens!…que seja neste caso ou em outros de mesma natureza !…ou votos são mais importantes ????

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …