Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

Fernando Veludo / Lusa

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se evitem concentrações.

“Isto não são celebrações que têm data marcada. Ao contrário de outros eventos, aqui não sabemos quando vai suceder, em que dia, em que momento. Pode ser hoje, pode ser amanhã, pode ser daqui a uma semana, duas semanas. Não é possível, nesta matéria tomar essas medidas de prevenção”, afirmou Rui Moreira, em declarações à margem da apresentação da sétima da Feira do Livro do Porto.

O autarca salientou que, nesta circunstância, não é possível ter o mesmo grau de previsibilidade que houve em outras situações, como a festa de São João, reiterando o apelo aos adeptos para que evitem concentrações.

“Já olhei para a minha bola mágica e ela não me responde, não me diz. Da mesma maneira, já liguei várias vezes ao covid e ele nunca me atendeu. Portanto, há coisas que não nos podem pedir para sabermos”, defendeu.

Moreira, que na segunda-feira tinha já dirigido uma mensagem em vídeo aos portuenses para que não colocassem em causa o esforço feito até aqui, reconhece que as vitórias em competições desportivas são momentos tradicionalmente festejados nas ruas, contudo, desta vez, isso não poderá suceder, “por razões que não dependem da vontade dos polícias, clubes, adeptos ou organizadores das provas”.

“Temos visto que a população tem sabido celebrar momentos muito importantes na cidade e gostaríamos de apelar a todos para que em todos os momentos tenham a contenção necessária para não estragarmos aquilo que, apesar de tudo, e com muito esforço, sacrifício temos conseguido”, reiterou o independente, sublinhando que “a situação na região está mais ou menos controlada, mas não está debelada”.

Questionado pelos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto, Moreira remeteu a decisão de encerramento de artérias da cidade para a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em declarações ao semanário Expresso, Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, revelou que almoçou, esta tarde, com o autarca para combinar os festejos do título.

O líder da claque portista avançou que Rui Moreira lhe pediu para que os festejos sejam feitos com “civismo”, sem grandes ajuntamentos, com o distanciamento social devido e com todos os presentes de máscara.

‘Macaco’, como é conhecido, assegurou que, tal como o presidente da Câmara, quer fazer “uma festa exemplar”. “À Porto!”, resumiu.

O FC Porto só precisa de pontuar na quarta-feira, na receção ao Sporting, para conquistar o 29.º título, mas pode até já entrar campeão no ‘clássico’ da 32.ª jornada se, hoje, o Benfica ‘escorregar’ em casa do Vitória de Guimarães.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como “não é possível” ????…patrulhamento e sanções pesadas contra excessos e desordens!…que seja neste caso ou em outros de mesma natureza !…ou votos são mais importantes ????

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …