/

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

1

Fernando Veludo / Lusa

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se evitem concentrações.

“Isto não são celebrações que têm data marcada. Ao contrário de outros eventos, aqui não sabemos quando vai suceder, em que dia, em que momento. Pode ser hoje, pode ser amanhã, pode ser daqui a uma semana, duas semanas. Não é possível, nesta matéria tomar essas medidas de prevenção”, afirmou Rui Moreira, em declarações à margem da apresentação da sétima da Feira do Livro do Porto.

O autarca salientou que, nesta circunstância, não é possível ter o mesmo grau de previsibilidade que houve em outras situações, como a festa de São João, reiterando o apelo aos adeptos para que evitem concentrações.

“Já olhei para a minha bola mágica e ela não me responde, não me diz. Da mesma maneira, já liguei várias vezes ao covid e ele nunca me atendeu. Portanto, há coisas que não nos podem pedir para sabermos”, defendeu.

Moreira, que na segunda-feira tinha já dirigido uma mensagem em vídeo aos portuenses para que não colocassem em causa o esforço feito até aqui, reconhece que as vitórias em competições desportivas são momentos tradicionalmente festejados nas ruas, contudo, desta vez, isso não poderá suceder, “por razões que não dependem da vontade dos polícias, clubes, adeptos ou organizadores das provas”.

“Temos visto que a população tem sabido celebrar momentos muito importantes na cidade e gostaríamos de apelar a todos para que em todos os momentos tenham a contenção necessária para não estragarmos aquilo que, apesar de tudo, e com muito esforço, sacrifício temos conseguido”, reiterou o independente, sublinhando que “a situação na região está mais ou menos controlada, mas não está debelada”.

Questionado pelos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto, Moreira remeteu a decisão de encerramento de artérias da cidade para a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em declarações ao semanário Expresso, Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, revelou que almoçou, esta tarde, com o autarca para combinar os festejos do título.

O líder da claque portista avançou que Rui Moreira lhe pediu para que os festejos sejam feitos com “civismo”, sem grandes ajuntamentos, com o distanciamento social devido e com todos os presentes de máscara.

‘Macaco’, como é conhecido, assegurou que, tal como o presidente da Câmara, quer fazer “uma festa exemplar”. “À Porto!”, resumiu.

O FC Porto só precisa de pontuar na quarta-feira, na receção ao Sporting, para conquistar o 29.º título, mas pode até já entrar campeão no ‘clássico’ da 32.ª jornada se, hoje, o Benfica ‘escorregar’ em casa do Vitória de Guimarães.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Como “não é possível” ????…patrulhamento e sanções pesadas contra excessos e desordens!…que seja neste caso ou em outros de mesma natureza !…ou votos são mais importantes ????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.