Rublo perde 86% do seu valor desde início da invasão

1

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Bolsa russa continuará encerrada, pelo menos, até amanhã.

O rublo perdeu 86,1% do seu valor desde que no passado dia 24 de fevereiro a Rússia invadiu a Ucrânia e depois de países ocidentais terem impostos sanções financeiras a Moscovo. A moeda russa alcançou um novo mínimo histórico, ao depreciar-se para 152 rublos por um dólar. A 23 de fevereiro, na véspera da invasão, um dólar valia 82 rublos.

Esta segunda-feira, a moeda russa alcançou um novo mínimo histórico, ao depreciar-se para 152 rublos por um dólar e 164 rublos por um euro.

A nova desvalorização da moeda russa ocorre após os Estados Unidos terem anunciado que estão em curso conversações com a União Europeia para proibir a importação de petróleo da Rússia, como represália pela guerra na Ucrânia.

A agência de notação Moody’s também baixou a nota de solvência da dívida soberana russa, que já estava em ‘lixo’, de ‘B3’ para ‘Ca’ pela expectativa de que os controlos de capital do banco central russo limitem os pagamentos transfronteiriços, incluindo o serviço de dívida das obrigações do Governo.

// Lusa

1 Comment

  1. Há coisas que racionalmente não se entendem. Como é que um país cujo banco central tem 650 mil milhões de dólares de reservas no exterior pode ter esse ranking ?
    Como é que um país que imprime 85 mil milhões de dólares por mês, durante anos, tem o rating imaculado?
    Quem é que racionalmente aceita dólares, sabendo que não vale nada, é apenas papel impresso ?
    Continue-se para bingo …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.