/

Gato ganhou em tribunal o direito de passear num shopping do Rio de Janeiro

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na zona comum. Agora, o tribunal deu provimento a uma providência cautelar permitindo assim que o animal se desloque à vontade no shopping.

Rubinho Correia, nome pelo qual o gato mais famoso de Copacabana é conhecido, estava habituado a passear pelas artérias do centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro. No entanto, viu há cerca de três meses a sua liberdade ser-lhe retirada, quando a administração daquela zona comercial proibiu o animal de circular na zona comum.

O caso acabou por ir parar a tribunal. No final da semana passada, a primeira decisão deu razão a Rubinho. Segundo O Globo, a juíza Marcia Correia Hollanda, da 47.ª Vara Cível, deu provimento a uma providência cautelar permitindo assim que o animal se desloque à vontade no espaço.

O Diário de Notícias ressalva que esta não é a decisão final, uma vez que o processo terá ainda de ir a julgamento, para que haja sentença transitável um julgado. Ainda assim, a medida jurídica foi recebida com muito entusiasmo quer pelo dono quer pelos inúmeros fãs de Rubinho.

Pedro Duarte Correia tem 84 anos e é proprietário de uma loja daquele shopping. Foi ele que adotou Rubinho há oito anos, e frisou ao jornal brasileiro o motivo pelo qual esta batalha judicial lhe é tão importante: como se viu impedido de passear, Rubinho “ficou doente. Chegou ao ponto de não querer mais comer“, contou.

Na ação que Pedro Correia interpôs em tribunal foi anexado um relatório no qual se sustenta que o cativeiro forçado estava a deixar o gato “sob efeito de stresse e risco de depressão“. Estes argumentos convenceram a juíza, que considerou que “pela idade de Rubinho – prováveis 10 anos – o animal não consegue mais se adaptar a tal medida”.

Os fãs de Rubinho, os amigos humanos que muitas vezes passavam pelo felino e o cumprimentavam com uma carícia, também não se conformaram com esta situação. Aliás, uma petição pela concessão de direito de liberdade ao Rubinho, e pela anulação da multa que a administração do shopping aplicou a Pedro Correia por se ter recusado a prender o animal, reuniu rapidamente mais de cinco mil assinaturas.

Além disso, as redes sociais encheram-se também de apelos, tornando viral a notícia da decisão judicial. Há, inclusivamente, quem lhe chame “a melhor notícia do mês”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.