A nova personagem da Rua Sésamo é uma menina autista

Os famosos marretas da “Rua Sésamo”, um dos programas infantis mais populares em todo o mundo, vão receber uma nova personagem, Julia, uma menina com autismo, anunciaram os responsáveis do programa.

A guionista do programa infantil, Christine Ferraro, anunciou, numa entrevista realizada este domingo à CBS, a aparição desta nova personagem, que já figura nos livros de banda desenhada da série, que completou recentemente cinquenta anos de emissão.

O Monstro das bolachas, Óscar ou a dupla Egas e Becas vão ter uma nova amiga, uma menina chamada Julia, que está sempre acompanhada pelo seu coelho de brincar.

A nova personagem fará a sua estreia nos programas que as cadeias americanas HBO e PBS vão emitir a partir do início de abril, segundo os seus criadores.

“A grande discussão (dentro do programa) desde o princípio foi: ‘Como fazemos isto, como falamos de autismo?'”, explicou Ferraro ao programa da CBS News “60 Minutes”.

“É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista.

Na sua primeira aparição, Julia irá ser apresentada ao Poupas, uma das principais personagens, e vai ignorá-lo, mostrando assim algumas das características que são comuns às crianças com autismo.

Confundido pela reação da pequena, Poupas vai pensar que Julia não gosta dele, mas as outras personagens da série rapidamente lhe explicam que ela é e faz as coisas de forma diferente.

A intenção dos criadores é que o papel de Julia tenha bastante relevância no programa.

Segundo os responsáveis do programa, os diagnósticos de autismo aumentaram constantemente nos últimos anos, até a uma taxa de uma em cada 68 crianças nascidas nos EUA, segundo dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção desta doença no país.

// EFE

1 COMENTÁRIO

  1. ““É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista. “”- Verdade, e esse guionista deveria saber também que o autismo atinge, DE LONGE, muito mais homens do que mulheres, e que entre sexos, existe uma diferença muito grande em como a doença se manifesta. Aliás, nas meninas, é muito difícil de diagnosticar autismo porque as meninas autistas são mais dadas e abertas do que os meninos, ou tentam camuflar bem as dificuldades sociais que têm. Já aí, a personagem está a retratar tudo errado!!! E muitas delas até são mal diagnosticadas porque os sintomas que exibem não são nada típico de autistas…

RESPONDER

Undulatus asperatus

"Nuvens do Apocalipse" oficialmente reconhecidas pelos cientistas

A Organização Meteorológica Mundial reconheceu oficialmente um tipo raro de nuvens e incluiu-o na nova edição do seu Atlas Internacional das Nuvens. Segundo o The Verge, este tipo peculiar de nuvens, que formam silhuetas assustadoras - …

Um cluster de células cancerígenas num cancro de mama

Novo estudo confirma: a principal causa do cancro é o azar

Há uma nova pesquisa que confirma que dois terços dos cancros não podem ser prevenidos com melhorias no estilo de vida: devem-se a puro azar genético. A hereditariedade e os factores ambientais, como o fumo do …

Reunião de accionistas da Samsung

Accionista de 11 anos da Samsung critica empresa por fiasco do Galaxy Note 7

Um accionista da Samsung Electronics, de apenas 11 anos de idade, tornou-se o centro das atenções na reunião anual de accionistas da empresa - durante a qual reprovou o fiasco do Galaxy Note 7 e …

-

Gelo nos pólos atingiu o valor mínimo de que há registo

A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu mínimos recordes a 13 de Fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou a agência espacial norte-americana NASA. O gelo …

Osmond Bell, ex-companheiro da vítima, foi condenado a 12 anos de prisão

Uma chiclete ajudou a levar para a cadeia um assassino que estava livre há 35 anos

Uma chiclete. Essa foi a chave para solucionar um assassinato que ocorreu há mais de 35 anos em Inglaterra. Corria o ano de 1981. No Chile, o general Augusto Pinochet autoproclamava-se presidente da República. O então presidente …

Aos 103 anos, Raymundo Chávez mantém-se em forma no Ginásio

Aos 105 anos, o sobrevivente mais velho de Pearl Harbor vai ao ginásio

Ray Chávez, o sobrevivente mais velho do ataque japonês a Pearl Harbor em 1941, diz não ter o segredo da juventude, mas acredita que uma vida saudável e os seus dois dias de ginásio por …

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em reunião de alto nível entre representantes da Turquia e da União Europeia

Turquia ameaça fazer referendo para cancelar pedido de adesão à UE

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, indicou hoje que o país pode organizar um referendo sobre a continuação do processo de adesão à União Europeia (UE), numa altura em que as relações bilaterais são tensas. "No …

goalpoint-portugal-hungria-ql-mundial-2018-1068x522

Portugal vs Hungria | “Bombas” de CR7 inspiram campeão

Os campeões da Europa venceram a Hungria por 3-0, graças a uma bela exibição de Cristiano Ronaldo, e continuam na luta com a Suíça. A Selecção de Portugal fez o que lhe competia e venceu a …

Alexander Vinogradov, Rússia (Competição Aberta, Retratos)

Sony anuncia as melhores fotos do World Photography Awards 2017

A Sony anunciou a lista com as melhores imagens deste ano do maior concurso de fotografia do mundo, o Sony World Photography Awards. As entradas incluem as melhores fotos não só de profissionais, mas também …

Patrick Kluivert

Patrick Kluivert foi pressionado por máfia holandesa por dívida de aposta

O ex-jogador holandês e atual diretor desportivo do Paris Saint-Germain, Patrick Kluivert, foi pressionado por uma máfia de apostas após ter acumulado 1 milhão de euros em dívidas entre 2011 e 2012, disse neste sábado …