A nova personagem da Rua Sésamo é uma menina autista

Os famosos marretas da “Rua Sésamo”, um dos programas infantis mais populares em todo o mundo, vão receber uma nova personagem, Julia, uma menina com autismo, anunciaram os responsáveis do programa.

A guionista do programa infantil, Christine Ferraro, anunciou, numa entrevista realizada este domingo à CBS, a aparição desta nova personagem, que já figura nos livros de banda desenhada da série, que completou recentemente cinquenta anos de emissão.

O Monstro das bolachas, Óscar ou a dupla Egas e Becas vão ter uma nova amiga, uma menina chamada Julia, que está sempre acompanhada pelo seu coelho de brincar.

A nova personagem fará a sua estreia nos programas que as cadeias americanas HBO e PBS vão emitir a partir do início de abril, segundo os seus criadores.

“A grande discussão (dentro do programa) desde o princípio foi: ‘Como fazemos isto, como falamos de autismo?'”, explicou Ferraro ao programa da CBS News “60 Minutes”.

“É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista.

Na sua primeira aparição, Julia irá ser apresentada ao Poupas, uma das principais personagens, e vai ignorá-lo, mostrando assim algumas das características que são comuns às crianças com autismo.

Confundido pela reação da pequena, Poupas vai pensar que Julia não gosta dele, mas as outras personagens da série rapidamente lhe explicam que ela é e faz as coisas de forma diferente.

A intenção dos criadores é que o papel de Julia tenha bastante relevância no programa.

Segundo os responsáveis do programa, os diagnósticos de autismo aumentaram constantemente nos últimos anos, até a uma taxa de uma em cada 68 crianças nascidas nos EUA, segundo dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção desta doença no país.

// EFE

1 COMENTÁRIO

  1. ““É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista. “”- Verdade, e esse guionista deveria saber também que o autismo atinge, DE LONGE, muito mais homens do que mulheres, e que entre sexos, existe uma diferença muito grande em como a doença se manifesta. Aliás, nas meninas, é muito difícil de diagnosticar autismo porque as meninas autistas são mais dadas e abertas do que os meninos, ou tentam camuflar bem as dificuldades sociais que têm. Já aí, a personagem está a retratar tudo errado!!! E muitas delas até são mal diagnosticadas porque os sintomas que exibem não são nada típico de autistas…

RESPONDER

-

Fugitivo de Caxias está escondido em Israel

O luso-israelita, que fugiu da prisão de Caxias com dois chilenos, está escondido em Israel e por lá continua sossegado porque as autoridades do país não estão a colaborar. Esta terça-feira, completam-se cem dias desde …

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris

Festival "afro-feminista" gera polémica em França

Um festival planeado para este verão em Paris e reservado principalmente às mulheres negras desencadeou uma polémica, com a presidente da Câmara da capital francesa a defender a proibição de um evento "interdito aos brancos". Programado …

-

Mulheres são as maiores vítimas de assédio no trabalho, mas homens também sofrem

As mulheres são as principais vítimas tanto de assédio moral (16,7%) como de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens, segundo um estudo que será debatido hoje na …

Luaty Beirão, músico luso-angolano

Luaty denuncia Angola ao "abandono" com vídeo de grávida a dar à luz na rua

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua …

-

Estado português é o segundo na Europa que mais tempo demora a pagar

O Estado português leva 95 dias a pagar as suas faturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus estudados, segundo divulgou esta segunda-feira a consultora Intrum Justitia. O relatório conclui que a Grécia é o …

-

Afinal, tarifa bi-horária de luz pode estar a prejudicar milhares de famílias

Há um universo de 1,34 milhões de consumidores que permanecem no mercado regulado de electricidade e 60% deles têm tarifas bi-horárias e tri-horárias que podem estar a penalizar as suas contas mensais. O alerta surge no …

-

Imobiliária "despachou" em dois dias 7 imóveis e 2 Porsches para fugir a penhora de 1.1 milhões

Uma imobiliária conseguiu vender a terceiros, em apenas dois dias, sete imóveis de que era proprietária na zona de Lisboa, colocando-os a salvo de uma penhora de que foi alvo, cujo valor ascende já …

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

Centeno está "deslumbrado e a oferecer-se" ao Eurogrupo

Mário Centeno está "deslumbrado" e em "campanha de auto-promoção" para se tornar presidente do Eurogrupo. É Luís Marques Mendes quem o refere, criticando o ministro das Finanças por estar a "oferecer-se" para o cargo. Em declarações …

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Angola confirma que José Eduardo dos Santos está em Espanha por motivos de saúde

O Presidente de Angola está em Espanha por razões médicas, confirmou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do país. Em declarações à rádio francesa RFI, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Georges Chikoti, confirmou que o Presidente …

A chanceler alemã, Angela Merkel

Merkel sugere que os europeus já não podem contar com EUA e Reino Unido

A chanceler alemã instou, no domingo, os países da União Europeia a manterem-se unidos e a tomarem as rédeas do seu destino, considerando que já lá vai o tempo em que se podia confiar totalmente …