A nova personagem da Rua Sésamo é uma menina autista

Os famosos marretas da “Rua Sésamo”, um dos programas infantis mais populares em todo o mundo, vão receber uma nova personagem, Julia, uma menina com autismo, anunciaram os responsáveis do programa.

A guionista do programa infantil, Christine Ferraro, anunciou, numa entrevista realizada este domingo à CBS, a aparição desta nova personagem, que já figura nos livros de banda desenhada da série, que completou recentemente cinquenta anos de emissão.

O Monstro das bolachas, Óscar ou a dupla Egas e Becas vão ter uma nova amiga, uma menina chamada Julia, que está sempre acompanhada pelo seu coelho de brincar.

A nova personagem fará a sua estreia nos programas que as cadeias americanas HBO e PBS vão emitir a partir do início de abril, segundo os seus criadores.

“A grande discussão (dentro do programa) desde o princípio foi: ‘Como fazemos isto, como falamos de autismo?'”, explicou Ferraro ao programa da CBS News “60 Minutes”.

“É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista.

Na sua primeira aparição, Julia irá ser apresentada ao Poupas, uma das principais personagens, e vai ignorá-lo, mostrando assim algumas das características que são comuns às crianças com autismo.

Confundido pela reação da pequena, Poupas vai pensar que Julia não gosta dele, mas as outras personagens da série rapidamente lhe explicam que ela é e faz as coisas de forma diferente.

A intenção dos criadores é que o papel de Julia tenha bastante relevância no programa.

Segundo os responsáveis do programa, os diagnósticos de autismo aumentaram constantemente nos últimos anos, até a uma taxa de uma em cada 68 crianças nascidas nos EUA, segundo dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção desta doença no país.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ““É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista. “”- Verdade, e esse guionista deveria saber também que o autismo atinge, DE LONGE, muito mais homens do que mulheres, e que entre sexos, existe uma diferença muito grande em como a doença se manifesta. Aliás, nas meninas, é muito difícil de diagnosticar autismo porque as meninas autistas são mais dadas e abertas do que os meninos, ou tentam camuflar bem as dificuldades sociais que têm. Já aí, a personagem está a retratar tudo errado!!! E muitas delas até são mal diagnosticadas porque os sintomas que exibem não são nada típico de autistas…

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …