A nova personagem da Rua Sésamo é uma menina autista

Os famosos marretas da “Rua Sésamo”, um dos programas infantis mais populares em todo o mundo, vão receber uma nova personagem, Julia, uma menina com autismo, anunciaram os responsáveis do programa.

A guionista do programa infantil, Christine Ferraro, anunciou, numa entrevista realizada este domingo à CBS, a aparição desta nova personagem, que já figura nos livros de banda desenhada da série, que completou recentemente cinquenta anos de emissão.

O Monstro das bolachas, Óscar ou a dupla Egas e Becas vão ter uma nova amiga, uma menina chamada Julia, que está sempre acompanhada pelo seu coelho de brincar.

A nova personagem fará a sua estreia nos programas que as cadeias americanas HBO e PBS vão emitir a partir do início de abril, segundo os seus criadores.

“A grande discussão (dentro do programa) desde o princípio foi: ‘Como fazemos isto, como falamos de autismo?'”, explicou Ferraro ao programa da CBS News “60 Minutes”.

“É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista.

Na sua primeira aparição, Julia irá ser apresentada ao Poupas, uma das principais personagens, e vai ignorá-lo, mostrando assim algumas das características que são comuns às crianças com autismo.

Confundido pela reação da pequena, Poupas vai pensar que Julia não gosta dele, mas as outras personagens da série rapidamente lhe explicam que ela é e faz as coisas de forma diferente.

A intenção dos criadores é que o papel de Julia tenha bastante relevância no programa.

Segundo os responsáveis do programa, os diagnósticos de autismo aumentaram constantemente nos últimos anos, até a uma taxa de uma em cada 68 crianças nascidas nos EUA, segundo dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção desta doença no país.

// EFE

1 COMENTÁRIO

  1. ““É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista. “”- Verdade, e esse guionista deveria saber também que o autismo atinge, DE LONGE, muito mais homens do que mulheres, e que entre sexos, existe uma diferença muito grande em como a doença se manifesta. Aliás, nas meninas, é muito difícil de diagnosticar autismo porque as meninas autistas são mais dadas e abertas do que os meninos, ou tentam camuflar bem as dificuldades sociais que têm. Já aí, a personagem está a retratar tudo errado!!! E muitas delas até são mal diagnosticadas porque os sintomas que exibem não são nada típico de autistas…

RESPONDER

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

Vítimas do surto de Legionella vão processar o Estado

A associação de apoio às vítimas do surto de legionella de Vila Franca de Xira está inconformada com a acusação do Ministério Público e vai requerer a abertura de instrução e avançar com uma ação …

The Big Bend

Nova Iorque vai ter um incrível arranha-céus em forma de U

O horizonte de Nova Iorque está prestes a receber um dos prédios mais inovadores do mundo. Planos para a construção do primeiro arranha-céu em forma de U do mundo foram oficialmente revelados, e serão um …

O Sol, observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, nos dias 27 de Fevereiro e 20 de Março

O Sol está há 3 semanas sem manchas solares

O nosso Sol pode parecer um ponto perfeito de luz intensa, mas raras vezes o é... como tem acontecido nas últimas semanas, em que não têm sido visíveis quaisquer manchas solares. A nossa estrela é bastante …

-

Biquínis enfeitiçados: marca cria coleção inspirada nas princesas da Disney

Com o verão a chegar, a Enchanted acaba de lançar uma nova linha de roupa de banho. A nova colecção de biquínis é inspirada nas princesas da Disney.  A loja e marca de roupa de banho …

Marine Le Pen em comício da Frente Nacional durante a campanha para as presidenciais francesas

Marine Le Pen diz que se ganhar as eleições a União Europeia vai morrer

A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou este domingo que se for eleita presidente da França a União Europeia (UE) "vai morrer", porque "as pessoas já não a querem". As afirmações da candidata presidencial …

-

Trump não para de mexer em coisas nas reuniões (entre outras desordens mentais)

O estado mental do novo presidente dos Estados Unidos tornou-se um agitado tema de discussão nas redes sociais, nos meios de comunicação - e até no seio da comunidade científica norte-americana. "Eu não sei o que …

-

Bloco quer preparar com urgência o país para a saída do Euro

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje a urgência de preparar o país para a saída do euro, rejeitando que Portugal fique "no pelotão da frente" de uma Europa que "caminha para o abismo". Em …

O que poderá ser o novo super-carro McLaren BP23, tal como imaginado pela Autocar

Novo McLaren BP23 vai custar 2,3 milhões de euros

Apesar do seu preço exorbitante, todos os 106 unidades que serão produzidas estão já reservadas por clientes que, além de um sinal de cinco dígitos, tem de já ter hoje em casa, pelo menos, um …

-

Tribunal egípcio condena 56 pessoas por naufrágio que vitimou emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou hoje 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado, …

-

Físicos provam que é impossível arrefecer um objecto a zero absoluto

Os físicos Lluís Masanes e Jonathan Oppenheim, da Universidade College London, no Reino Unido, derivaram a terceira lei da termodinâmica a partir dos primeiros princípios. Em janeiro, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA …