A nova personagem da Rua Sésamo é uma menina autista

Os famosos marretas da “Rua Sésamo”, um dos programas infantis mais populares em todo o mundo, vão receber uma nova personagem, Julia, uma menina com autismo, anunciaram os responsáveis do programa.

A guionista do programa infantil, Christine Ferraro, anunciou, numa entrevista realizada este domingo à CBS, a aparição desta nova personagem, que já figura nos livros de banda desenhada da série, que completou recentemente cinquenta anos de emissão.

O Monstro das bolachas, Óscar ou a dupla Egas e Becas vão ter uma nova amiga, uma menina chamada Julia, que está sempre acompanhada pelo seu coelho de brincar.

A nova personagem fará a sua estreia nos programas que as cadeias americanas HBO e PBS vão emitir a partir do início de abril, segundo os seus criadores.

“A grande discussão (dentro do programa) desde o princípio foi: ‘Como fazemos isto, como falamos de autismo?'”, explicou Ferraro ao programa da CBS News “60 Minutes”.

“É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista.

Na sua primeira aparição, Julia irá ser apresentada ao Poupas, uma das principais personagens, e vai ignorá-lo, mostrando assim algumas das características que são comuns às crianças com autismo.

Confundido pela reação da pequena, Poupas vai pensar que Julia não gosta dele, mas as outras personagens da série rapidamente lhe explicam que ela é e faz as coisas de forma diferente.

A intenção dos criadores é que o papel de Julia tenha bastante relevância no programa.

Segundo os responsáveis do programa, os diagnósticos de autismo aumentaram constantemente nos últimos anos, até a uma taxa de uma em cada 68 crianças nascidas nos EUA, segundo dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção desta doença no país.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ““É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente em cada pessoa”, explicou a guionista. “”- Verdade, e esse guionista deveria saber também que o autismo atinge, DE LONGE, muito mais homens do que mulheres, e que entre sexos, existe uma diferença muito grande em como a doença se manifesta. Aliás, nas meninas, é muito difícil de diagnosticar autismo porque as meninas autistas são mais dadas e abertas do que os meninos, ou tentam camuflar bem as dificuldades sociais que têm. Já aí, a personagem está a retratar tudo errado!!! E muitas delas até são mal diagnosticadas porque os sintomas que exibem não são nada típico de autistas…

RESPONDER

Fã de Messi desiludido desaparece e deixa carta de suicídio

Inconformado com a pesada derrota da selecção da Argentina contra a Croácia e a apagada exibição do seu ídolo, Lionel Messi, um jovem indiano, residente na cidade de Kottayam, desapareceu, deixando uma carta na qual …

Sérvia vs Suíça | Xhaka e Shaqiri dinamitam sérvios

A Suíça somou três importantes pontos no embate do Grupo E frente à Sérvia. Apesar de ter começado o encontro praticamente a perder, os helvéticos foram pacientes, impuseram o seu jogo e foram pragmáticos, dominando …

Dez funcionários agredidos no aeroporto de Lisboa em 3 meses

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) alertou, na quinta-feira, para as sucessivas agressões a trabalhadores da Groundforce nas portas de embarque do aeroporto de Lisboa, referindo "mais de uma dezena de episódios" …

Brasil vs Costa Rica | Triunfo arrancado a ferros

O Brasil deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, vencendo a Costa Rica por duas bolas a zero. Num jogo muito difícil do Grupo E ante uma Costa Rica muito fechada …

Europeus que quiserem continuar a viver no Reino Unido vão ter de pagar 74 euros

Se quiserem continuar a viver no Reino Unidos, os cidadãos europeus vão ter de pedir uma autorização de residência permanente. O Governo britânico prometeu um sistema fácil para quem quiser permanecer no país. Os cidadãos europeus …

Pode haver uma ligação entre o Alzheimer e vírus no cérebro

Cientistas sugerem a ligação entre a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, e a presença de vírus no cérebro. O estudo identificou níveis elevados de dois tipos de herpesvírus humanos - 6A e …

Está provado: a teoria da gravidade de Einstein é válida noutras galáxias

Astrónomos provaram que a teoria da gravidade de Einstein é válida também em galáxias "vizinhas" da Via Láctea, ao realizarem pela primeira vez um teste preciso sobre a gravidade fora do Sistema Solar. Para fazer este …

"Mal-estar" no PSD. Deputados votaram à revelia de Rui Rio

A direcção do PSD considera "gravíssima" a decisão da bancada social-democrata de votar a favor do projecto do CDS-PP sobre combustíveis, notando que foi tomada "à revelia" de Rui Rio. Um dado que surge numa …

Fim das isenções para os Recibos Verdes na Segurança Social

O regime de contribuições para a Segurança Social dos chamados Recibos Verdes vai mudar em Janeiro de 2019. Uma das alterações mais significativas é o fim das isenções de pagamento para quem acumule o trabalho …

ERC "reprova veementemente" Porto Canal por divulgar e-mails do Benfica

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu "reprovar veementemente" o Porto Canal pela divulgação de e-mails do Benfica, após queixa das "águias". O operador televisivo anunciou que vai "impugnar judicialmente" a decisão. A decisão da …