RTP quer mais canais temáticos

SXC

-

O presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, admitiu esta sexta-feira a possibilidade de a empresa aumentar os canais temáticos, tendo, por exemplo, um canal infantil.

Alberto da Ponte falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação de resultados anuais da empresa.

“Temos até uma intenção de aumentar mais canais temáticos, um canal infantil por exemplo”, disse o gestor, acrescentando que “essas obrigações a serem efetivadas, e quando forem, podem levar a uma revisão da maneira como” a RTP terá de “financiar o serviço público”, disse.

“Por agora, com as obrigações que temos, se conseguirmos de facto cumprir o plano de redução de gastos, o financiamento [através da taxa de contribuição audiovisual] será suficiente”, mas “se não conseguirmos temos um problema”, acrescentou Alberto da Ponte.

TDT

Quanto ao grupo de trabalho sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT), que junta a RTP, SIC e TVI, Alberto da Ponte disse que a última reunião conjunta está agendada para a próxima segunda-feira.

“Vamos ter uma última reunião na segunda-feira com os três canais e depois disso faremos a entrega ao senhor ministro duma matéria na qual há consenso entre os três”, disse, escusando-se a adiantar pormenores.

O gestor adiantou que “é possível relançar o canal de informação” da RTP, que é pago, e que a direção de informação da RTP está a trabalhar nessa matéria.

Sobre a externalização, a RTP está a analisar a área da manutenção, enquanto que sobre a produção o gestor explicou que o assunto não está fechado e dependerá do contrato de concessão que está para ser assinado.

Aposta na RTP2

Este ano, a RTP vai investir na grelha da RTP2, que foi alvo de um desinvestimento no ano passado já que a empresa, na altura da preparação do orçamento, estava a trabalhar sob o cenário da privatização.

“O serviço público tem de cumprir as suas obrigações dentro dos seus princípios, mas é sobretudo para melhorar a qualidade”, disse, acrescentando que a RTP2 “não teve em 2013 a programação que merecia por uma questão de custos”.

“Nenhum serviço público europeu vai poder continuar a viver como vivia no passado, a RTP tem de ser uma empresa enxuta, tem de ser uma empresa eficiente e eficaz”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …

Virologista alemão defende que a verdadeira pandemia só agora começou

O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu esta quinta-feira que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar. “A verdadeira pandemia …

Manchester United deixou de ser um destino atraente. Porquê?

Ole Gunnar Solskjær tem de ser um bom vendedor, avisa a antiga figura do clube, Andy Cole. Os dois maiores rivais estão a ultrapassar o United no mercado. 20 campeonatos conquistados. 12 Taças de Inglaterra. Campeão …