RTP quer mais canais temáticos

SXC

-

O presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, admitiu esta sexta-feira a possibilidade de a empresa aumentar os canais temáticos, tendo, por exemplo, um canal infantil.

Alberto da Ponte falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação de resultados anuais da empresa.

“Temos até uma intenção de aumentar mais canais temáticos, um canal infantil por exemplo”, disse o gestor, acrescentando que “essas obrigações a serem efetivadas, e quando forem, podem levar a uma revisão da maneira como” a RTP terá de “financiar o serviço público”, disse.

“Por agora, com as obrigações que temos, se conseguirmos de facto cumprir o plano de redução de gastos, o financiamento [através da taxa de contribuição audiovisual] será suficiente”, mas “se não conseguirmos temos um problema”, acrescentou Alberto da Ponte.

TDT

Quanto ao grupo de trabalho sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT), que junta a RTP, SIC e TVI, Alberto da Ponte disse que a última reunião conjunta está agendada para a próxima segunda-feira.

“Vamos ter uma última reunião na segunda-feira com os três canais e depois disso faremos a entrega ao senhor ministro duma matéria na qual há consenso entre os três”, disse, escusando-se a adiantar pormenores.

O gestor adiantou que “é possível relançar o canal de informação” da RTP, que é pago, e que a direção de informação da RTP está a trabalhar nessa matéria.

Sobre a externalização, a RTP está a analisar a área da manutenção, enquanto que sobre a produção o gestor explicou que o assunto não está fechado e dependerá do contrato de concessão que está para ser assinado.

Aposta na RTP2

Este ano, a RTP vai investir na grelha da RTP2, que foi alvo de um desinvestimento no ano passado já que a empresa, na altura da preparação do orçamento, estava a trabalhar sob o cenário da privatização.

“O serviço público tem de cumprir as suas obrigações dentro dos seus princípios, mas é sobretudo para melhorar a qualidade”, disse, acrescentando que a RTP2 “não teve em 2013 a programação que merecia por uma questão de custos”.

“Nenhum serviço público europeu vai poder continuar a viver como vivia no passado, a RTP tem de ser uma empresa enxuta, tem de ser uma empresa eficiente e eficaz”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …

Cofina condenada a pagar 55 mil euros ao ex-ministro Miguel Macedo

O grupo Cofina Media foi condenado a pagar 55 mil euros ao antigo ministro da Administração Interna Miguel Macedo por ter exibido ilegalmente imagens e áudio de interrogatórios no âmbito do processo dos Vistos Gold, …