Rover Curiosity descobre estranho meteorito metálico em Marte

NASA/JPL-Caltech/LANL/ASU

O Rover Curiosity, que pertence à missão Mars Science Laboratory da NASA, encontrou um meteorito metálico com uma forma estranha no Monte Sharp, na superfície de Marte.

Devido à sua proximidade com o Cinturão de Asteroides, Marte tem uma grande probabilidade de ser atingido por objetos ejetados pela gravidade de Júpiter.

Em 2005, o Rover Oportunity da NASA encontrou um meteorito de ferro e níquel do tamanho de uma bola de basquete, apelidado de Heat Shield Rock.

Já em 2014, o Curiosity descobriu o meteorito conhecido como “Líbano”, composto principalmente por ferro e com 2 metros de largura – o maior meteorito a ser encontrado em Marte.

Apesar de não ser a primeira vez que as sondas espaciais encontram meteoritos no Planeta Vermelho, este atraiu atenção pela sua forma redonda com uma superfície lisa e ranhuras profundas.

Segundo os cientistas da Universidade do Estado do Arizona, o meteorito batizado de Egg Rock tem quatro centímetro de diâmetro e é composto de ferro e níquel.

Os cientistas revelam que os meteoritos caídos na superfície do planeta podem conservar a sua aparência original durante milhões de anos porque não se oxidam.

O Rover Curiosity, que tem seis rodas e pesa cerca de 900 quilos, iniciou sua viagem para Marte 2011, alcançando o Planeta Vermelho em agosto de 2012 nas proximidade da cratera de Gale.

Ainda não há um prazo exato para a conclusão da missão do Curiosity, que já atingiu o seu objetivo principal – determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes, no Monte Sharp, tem bastante lama seca que terá sido formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos, com todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …