Rover Curiosity descobre estranho meteorito metálico em Marte

NASA/JPL-Caltech/LANL/ASU

O Rover Curiosity, que pertence à missão Mars Science Laboratory da NASA, encontrou um meteorito metálico com uma forma estranha no Monte Sharp, na superfície de Marte.

Devido à sua proximidade com o Cinturão de Asteroides, Marte tem uma grande probabilidade de ser atingido por objetos ejetados pela gravidade de Júpiter.

Em 2005, o Rover Oportunity da NASA encontrou um meteorito de ferro e níquel do tamanho de uma bola de basquete, apelidado de Heat Shield Rock.

Já em 2014, o Curiosity descobriu o meteorito conhecido como “Líbano”, composto principalmente por ferro e com 2 metros de largura – o maior meteorito a ser encontrado em Marte.

Apesar de não ser a primeira vez que as sondas espaciais encontram meteoritos no Planeta Vermelho, este atraiu atenção pela sua forma redonda com uma superfície lisa e ranhuras profundas.

Segundo os cientistas da Universidade do Estado do Arizona, o meteorito batizado de Egg Rock tem quatro centímetro de diâmetro e é composto de ferro e níquel.

Os cientistas revelam que os meteoritos caídos na superfície do planeta podem conservar a sua aparência original durante milhões de anos porque não se oxidam.

O Rover Curiosity, que tem seis rodas e pesa cerca de 900 quilos, iniciou sua viagem para Marte 2011, alcançando o Planeta Vermelho em agosto de 2012 nas proximidade da cratera de Gale.

Ainda não há um prazo exato para a conclusão da missão do Curiosity, que já atingiu o seu objetivo principal – determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes, no Monte Sharp, tem bastante lama seca que terá sido formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos, com todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …