Curiosity começa um novo capítulo em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A NASA revelou que, após a recolha de uma amostra de pó num dos locais mais bonitos já visitados por uma sonda, em Marte, o rover Curiosity está agora a dirigir-se para destinos com uma maior altitude.

Os destinos incluem um território coberto de hematite – um mineral rico em óxido de ferro – e ainda um local rico em argila.

Estas são as áreas exploração consideradas fundamentais no Monte Sharp, uma montanha na qual o Curiosity tem procurado provas de ambientes antigos e ricos em água, que contrastam com as atuais condições de Marte.

A montanha tem 5,5 quilómetros de altura e situa-se centro da cratera Gale, em Marte – tendo recebido o nome em referência a Robert Sharp, um planetologista da NASA envolvido nas primeiras missões ao planeta vermelho.

“Vamos continuar a averiguar os locais mais altos do Monte Sharp”, afirmou o cientista Ashwin Vasavada, destacando que “mesmo depois de quatro anos de exploração, a montanha ainda tem potencial para nos surpreender completamente”.

Segundo o cientista Michael Meyer, da NASA, esta missão está a ler a história de Marte e a “mudar o conhecimento que há sobre a evolução deste planeta”.

As centenas de fotos que a NASA divulgou nas últimas semanas são algumas das mais de 180.000 imagens que a sonda já captou desde a sua aterragem em Marte, em agosto de 2012.

As fotografias publicadas recentemente incluem um auto-retrato do rover Curiosity, em Murray Buttes, que foi capturado através de uma câmara a cores situada no braço robótico.

NASA / JPL-Caltech

Auto-retrato do Rover Curiosity da NASA

Auto-retrato do rover Curiosity da NASA

“Ao dizer adeus a Murray Buttes, a tarefa do Curiosity é continuar o estudo do potencial para vida em Marte” explica Meyer.

A NASA aprovou a segunda missão prolongada do Curiosity este verão, e poderá ser considerada uma extensão adicional para explorar o resto do Monte Sharp.

A missão do Curiosity já atingiu o seu objetivo principal de determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes tem bastante lama seca, formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos – com uma fonte de energia química e todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …