Curiosity começa um novo capítulo em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A NASA revelou que, após a recolha de uma amostra de pó num dos locais mais bonitos já visitados por uma sonda, em Marte, o rover Curiosity está agora a dirigir-se para destinos com uma maior altitude.

Os destinos incluem um território coberto de hematite – um mineral rico em óxido de ferro – e ainda um local rico em argila.

Estas são as áreas exploração consideradas fundamentais no Monte Sharp, uma montanha na qual o Curiosity tem procurado provas de ambientes antigos e ricos em água, que contrastam com as atuais condições de Marte.

A montanha tem 5,5 quilómetros de altura e situa-se centro da cratera Gale, em Marte – tendo recebido o nome em referência a Robert Sharp, um planetologista da NASA envolvido nas primeiras missões ao planeta vermelho.

“Vamos continuar a averiguar os locais mais altos do Monte Sharp”, afirmou o cientista Ashwin Vasavada, destacando que “mesmo depois de quatro anos de exploração, a montanha ainda tem potencial para nos surpreender completamente”.

Segundo o cientista Michael Meyer, da NASA, esta missão está a ler a história de Marte e a “mudar o conhecimento que há sobre a evolução deste planeta”.

As centenas de fotos que a NASA divulgou nas últimas semanas são algumas das mais de 180.000 imagens que a sonda já captou desde a sua aterragem em Marte, em agosto de 2012.

As fotografias publicadas recentemente incluem um auto-retrato do rover Curiosity, em Murray Buttes, que foi capturado através de uma câmara a cores situada no braço robótico.

NASA / JPL-Caltech

Auto-retrato do Rover Curiosity da NASA

Auto-retrato do rover Curiosity da NASA

“Ao dizer adeus a Murray Buttes, a tarefa do Curiosity é continuar o estudo do potencial para vida em Marte” explica Meyer.

A NASA aprovou a segunda missão prolongada do Curiosity este verão, e poderá ser considerada uma extensão adicional para explorar o resto do Monte Sharp.

A missão do Curiosity já atingiu o seu objetivo principal de determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes tem bastante lama seca, formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos – com uma fonte de energia química e todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …