Curiosity começa um novo capítulo em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A NASA revelou que, após a recolha de uma amostra de pó num dos locais mais bonitos já visitados por uma sonda, em Marte, o rover Curiosity está agora a dirigir-se para destinos com uma maior altitude.

Os destinos incluem um território coberto de hematite – um mineral rico em óxido de ferro – e ainda um local rico em argila.

Estas são as áreas exploração consideradas fundamentais no Monte Sharp, uma montanha na qual o Curiosity tem procurado provas de ambientes antigos e ricos em água, que contrastam com as atuais condições de Marte.

A montanha tem 5,5 quilómetros de altura e situa-se centro da cratera Gale, em Marte – tendo recebido o nome em referência a Robert Sharp, um planetologista da NASA envolvido nas primeiras missões ao planeta vermelho.

“Vamos continuar a averiguar os locais mais altos do Monte Sharp”, afirmou o cientista Ashwin Vasavada, destacando que “mesmo depois de quatro anos de exploração, a montanha ainda tem potencial para nos surpreender completamente”.

Segundo o cientista Michael Meyer, da NASA, esta missão está a ler a história de Marte e a “mudar o conhecimento que há sobre a evolução deste planeta”.

As centenas de fotos que a NASA divulgou nas últimas semanas são algumas das mais de 180.000 imagens que a sonda já captou desde a sua aterragem em Marte, em agosto de 2012.

As fotografias publicadas recentemente incluem um auto-retrato do rover Curiosity, em Murray Buttes, que foi capturado através de uma câmara a cores situada no braço robótico.

NASA / JPL-Caltech

Auto-retrato do Rover Curiosity da NASA

Auto-retrato do rover Curiosity da NASA

“Ao dizer adeus a Murray Buttes, a tarefa do Curiosity é continuar o estudo do potencial para vida em Marte” explica Meyer.

A NASA aprovou a segunda missão prolongada do Curiosity este verão, e poderá ser considerada uma extensão adicional para explorar o resto do Monte Sharp.

A missão do Curiosity já atingiu o seu objetivo principal de determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes tem bastante lama seca, formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos – com uma fonte de energia química e todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …