Curiosity começa um novo capítulo em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A NASA revelou que, após a recolha de uma amostra de pó num dos locais mais bonitos já visitados por uma sonda, em Marte, o rover Curiosity está agora a dirigir-se para destinos com uma maior altitude.

Os destinos incluem um território coberto de hematite – um mineral rico em óxido de ferro – e ainda um local rico em argila.

Estas são as áreas exploração consideradas fundamentais no Monte Sharp, uma montanha na qual o Curiosity tem procurado provas de ambientes antigos e ricos em água, que contrastam com as atuais condições de Marte.

A montanha tem 5,5 quilómetros de altura e situa-se centro da cratera Gale, em Marte – tendo recebido o nome em referência a Robert Sharp, um planetologista da NASA envolvido nas primeiras missões ao planeta vermelho.

“Vamos continuar a averiguar os locais mais altos do Monte Sharp”, afirmou o cientista Ashwin Vasavada, destacando que “mesmo depois de quatro anos de exploração, a montanha ainda tem potencial para nos surpreender completamente”.

Segundo o cientista Michael Meyer, da NASA, esta missão está a ler a história de Marte e a “mudar o conhecimento que há sobre a evolução deste planeta”.

As centenas de fotos que a NASA divulgou nas últimas semanas são algumas das mais de 180.000 imagens que a sonda já captou desde a sua aterragem em Marte, em agosto de 2012.

As fotografias publicadas recentemente incluem um auto-retrato do rover Curiosity, em Murray Buttes, que foi capturado através de uma câmara a cores situada no braço robótico.

NASA / JPL-Caltech

Auto-retrato do Rover Curiosity da NASA

Auto-retrato do rover Curiosity da NASA

“Ao dizer adeus a Murray Buttes, a tarefa do Curiosity é continuar o estudo do potencial para vida em Marte” explica Meyer.

A NASA aprovou a segunda missão prolongada do Curiosity este verão, e poderá ser considerada uma extensão adicional para explorar o resto do Monte Sharp.

A missão do Curiosity já atingiu o seu objetivo principal de determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes tem bastante lama seca, formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos – com uma fonte de energia química e todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …