/

600 milhões. Hacker fez o maior roubo de sempre em criptomoedas (e devolveu metade)

1

Pirata informático conseguiu protagonizar o maior “desvio” de sempre no mundo das criptomoedas. A plataforma Poly Network foi o alvo.

A própria plataforma Poly Network informou que é o maior “desvio” de sempre no mundo das criptomoedas: nesta terça-feira um pirata informático conseguiu roubar 600 milhões de dólares, pouco mais de 500 milhões de euros.

A plataforma financeira, descentralizada como é habitual neste ramo, já anunciou qual foi a falha: “O pirata explorou uma vulnerabilidade entre contract calls e o desvio não foi causado por um único keeper, conforme tinham indicado os rumores”.

Quando se apercebeu do que tinha acontecido, a Poly Network escreveu uma carta diretamente ao pirata, a “informar” o pirata que este tinha sido o maior roubo de sempre nesta indústria e dizendo ao pirata que este deveria falar com a própria Poly para arranjarem uma solução.

“As autoridades de todos os países vão olhar para este roubo como um crime económico grave e tu serás perseguido. Será muito imprudente da tua parte realizares novas transações”, lê-se na carta:

 

A Poly Network pediu aos membros da comunidade da criptomoeda para bloquearem tudo que viesse das moradas virtuais do pirata – e publicou as moradas .

A plataforma disponibilizou de imediato várias moradas virtuais, para as quais o pirata poderia devolver o dinheiro.

Aparentemente, está a resultar porque, na noite desta quarta-feira, já tinha sido devolvido quase metade do valor: 260 milhões de dólares. A grande maioria (256 milhões) de Binance Smart Chain, 3.3 milhões de Ethereum e um milhão de dólares de Polygon.

Numa nota oficial, surgiu a indicação de que o pirata atacou a Poly Network “apenas para se divertir”. Era um desafio.

O, ou a, pirata pouco mais poderia fazer com o montante que roubou porque todas as transações são registadas e rastreadas.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

  1. Se fosse em Portugal não tinham que devolver nada.
    Bastava perguntar ao Sócrates qual era a taxa do IVO e estava o assunto resolvido.
    E se se fingissem de maluquinhos ou esquecidos ainda podiam ganhar uma viagem até à Sardenha.
    O que falta devolver poderá ser substituído por acções do Benfica?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.