Rosa-dos-ventos em Lisboa tapada de negro num apelo à preservação do local

H&T PhotoWalks / Flickr

A Rosa dos Ventos vista do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa

A rosa-dos-ventos que está em frente ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai ser esta sexta-feira tapada simbolicamente com uma cobertura negra amovível, num apelo da empresa municipal que gere os equipamentos culturais para a proteção daquele local.

Segundo a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, a ação, que coincide com a abertura das Jornadas Europeias do Património, pretende ser um apelo “à consciência de cada um” para que ajude a preservar “um património que é de todos”.

A zona de acesso ao Padrão dos Descobrimento, em Belém, foi desenhada e pensada para ser pedonal e de livre acesso, porém, diariamente no local “há também bicicletas, skates, patins, trotinetas e outros veículos que sobre ela circulam, ainda que tal seja proibido, e pastilhas elásticas que são atiradas para o chão por aqueles que passeiam nesta zona”, lê-se numa nota da EGEAC.

No comunicado, a empresa municipal refere ainda que a rosa-dos-ventos, com 50 metros de diâmetro, é visitada diariamente por centenas de pessoas, que, assim, “descobrem o planisfério, as rotas das viagens portuguesas, os bufões e outras criaturas fantásticas que fazem da obra de Cristino da Silva uma peça única, original e irrepetível”.

À TSF, a diretora do Padrão dos Descobrimentos, Margarida Kol de Carvalho, explicou os motivos da manifestação: “Temos estado a pedir o reforço da sinalização. Ela já existe, já existe a proibição, mas não é respeitada porque não está tão visível.”

A pressão é muito grande. Temos aqui a ciclovia mesmo ao nosso lado, e, com os serviços camarários, existe já um perímetro de proibição mesmo à frente, um retângulo em frente ao Padrão dos Descobrimentos, mas queremos uma área maior”, refere a representante do monumento. De acordo com Margarida Kol de Carvalho, já foi também feito um “pedido de reposicionamento das docas de estacionamento das trotinetes”.

A diretora do Padrão dos Descobrimentos teme não conseguir “calcular os prejuízos” nos 2.500 metros quadrados de área deste património.

Questionada sobre as expetativas dos turistas que visitam a zona, Margarida Kol de Carvalho disse pensar “que os turistas vão ficar dececionados, mas, se se interessam por conhecer a arte e o património, vão compreender.”

De acordo com o Renascença, além de cobrirem a Rosa-dos-Ventos, o Padrão dos Descobrimentos colocou ao lado uma tela em inglês e português a alertar para a riqueza deste património inaugurado a 5 de agosto de 1960 e que em 1994 foi restaurada no âmbito da Lisboa Capital Europeia da Cultura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …