O capitão da seleção nacional comprou 10% do capital da Vista Alegre Atlantis e vai adquirir, nos próximos dias, 30% do capital da Vista Alegre Espanha. O acordo prevê ainda a criação de uma empresa conjunta para expandir as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro no Médio Oriente e Ásia.
Ronaldo é o novo acionista da Vista Alegre Atlântis, revelou esta sexta-feira a empresa, em comunicado publicado no site da CMVM.
“Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores de sempre da história do futebol mundial, e a personalidade portuguesa mais conhecida e admirada em todo o mundo, adquiriu, através da CR7, SA e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, 10% do capital da Vista Alegre Atlantis”, avançou a empresa.
Além da entrada no capital da Vista Alegre Atlantis, Ronaldo acordou também a compra, a concretizar nos próximos dias, de 30% da Vista Alegre Espanha, detalha a nota.
Ficou ainda acordada a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Asia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias. O jogador português alinha desde dezembro de 2022 pelo Al Nassr, da Liga Saudita, tendo visto a sua popularidade subir na região.
A colaboração entre CR7 e a Vista Alegre permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio / luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium, diz a nota da empresa.
Não foram revelados os montantes envolvidos em nenhuma das três operações.
“A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo“, explica Ronaldo na nota da empresa. “A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português“.
“Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”, detalha CR7.
“É com grande entusiasmo que recebemos o Cristiano Ronaldo como investidor, o que representa a união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas”, salienta Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do Grupo Visabeira, que detém atualmente o Grupo Vista Alegre Atlantis SGPS.
“Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária. Para além disso, tem um enorme orgulho no seu país e todos o admiram.
Fundada em 1824, em Ílhavo, a Vista Alegre comemora este ano os seus 200 anos de existência. Em 2001, fundiu-se com o Grupo Atlantis, juntando ao seu portfólio de peças de cerâmica os cristais desta marca.
Cristiano Ronaldo é atualmente acionista de referência da Medialivre, grupo que detém o Correio da Manhã, Negócios e Record, no qual o jogador português adquiriu em julho do ano passado uma participação de cerca de 30%.