Ronaldo e Bernardo Silva a todo o gás na seleção com Fernando Santos

Jean-Christophe Bott / EPA

Desde a chegada de Fernando Santos ao cargo de selecionador nacional, a média de golos marcados de Cristiano Ronaldo disparou. Bernardo Silva esteve envolvido em sete golos nos últimos sete jogos.

Um Europeu e uma Liga das Nações. São estes os dois títulos conquistados por Portugal com o “Engenheiro” Fernando Santos no leme. O experiente treinador tem feito a delícia dos portugueses e promete não parar. A caminhada na qualificação para o EURO 2020 pode não ter começado da melhor forma, mas o triunfo por 2-4 frente à Sérvia encheu o grupo de motivação.

Cristiano Ronaldo apontou mais um tento pela seleção, chegando aos 89 golos em 159 internacionalizações. A última vez que Ronaldo tinha marcado foi a 5 de junho, quando selou com um ‘hat-trick’ o triunfo sobre a Suíça (3-1), no Estádio do Dragão, no Porto, em encontro das meias-finais da Liga das Nações.

O capitão da formação das ‘quinas’, de 34 anos, passou a contar 30 golos em jogos a contar para Europeus, incluindo os nove que fazem dele o melhor marcador das fases finais, em igualdade com o francês Michel Platini.

CR7 está agora a uns meros 11 golos de chegar à marca centenária ao serviço da seleção. Depois desse primeiro degrau, o objetivo é ultrapassar o recordista Ali Daei, que fez 109 golos pelo Irão.

A verdade é que esta ambição é cada vez mais alcançável, tendo em conta a média de golos que Ronaldo tem vindo a conseguir. De acordo com o jornal A BOLA, na altura em que Carlos Queiroz chegou à seleção portuguesa, pouca depois do Mundial de 2010, Cristiano tinha uma média de apenas 0,30 golos por jogo (23 golos em 76 jogos).

No entanto, praticamente quatro anos depois, com a chegada de Fernando Santos, as coisas mudaram. Após um início brando com cinco golos em dez jogos, transformou-se em “Super-Ronaldo” e fez 30 golos em 30 jogos. Nas últimas cinco partidas, apontou quatro golos.

Desta forma, Ronaldo elevou a sua média de golos por jogo para uns incríveis 0,87. O astro português foi responsável por cerca de um terço (32,2%) dos golos conseguidos durante a era Fernando Santos.

Bernardo Silva de cartola

Quem também se tem assumido como uma figura central na equipa das “quinas” é Bernardo Silva. O jogador do Manchester City tem vindo a impressionar nas últimas temporadas ao serviço do clube e tem agora conseguido passar essa influência para a seleção.

Prova disso é o mais recente jogo com a Sérvia, no qual Bernardo Silva assistiu Ronaldo para o golo e ainda fez as redes balançar aos 86 minutos. A evolução do jogador é clara e os recentes números do antigo jogador do Benfica falam por si.

Com quatro golos em 38 jogos, o historial de Bernardo Silva com a camisola da seleção não é estrondoso, mas se observarmos apenas os últimos jogos, a perspetiva muda. Nos últimos sete jogos, Portugal marcou 12 golos. Quer seja a marcar ou a assistir, Bernardo Silva participou em sete deles.

Na Liga das Nações, por exemplo, fez uma assistência no jogo das meias-finais contra a Suíça e assistiu para o golo decisivo de Gonçalo Guedes frente à Holanda, na final.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …