Ronaldo e Bernardo Silva a todo o gás na seleção com Fernando Santos

Jean-Christophe Bott / EPA

Desde a chegada de Fernando Santos ao cargo de selecionador nacional, a média de golos marcados de Cristiano Ronaldo disparou. Bernardo Silva esteve envolvido em sete golos nos últimos sete jogos.

Um Europeu e uma Liga das Nações. São estes os dois títulos conquistados por Portugal com o “Engenheiro” Fernando Santos no leme. O experiente treinador tem feito a delícia dos portugueses e promete não parar. A caminhada na qualificação para o EURO 2020 pode não ter começado da melhor forma, mas o triunfo por 2-4 frente à Sérvia encheu o grupo de motivação.

Cristiano Ronaldo apontou mais um tento pela seleção, chegando aos 89 golos em 159 internacionalizações. A última vez que Ronaldo tinha marcado foi a 5 de junho, quando selou com um ‘hat-trick’ o triunfo sobre a Suíça (3-1), no Estádio do Dragão, no Porto, em encontro das meias-finais da Liga das Nações.

O capitão da formação das ‘quinas’, de 34 anos, passou a contar 30 golos em jogos a contar para Europeus, incluindo os nove que fazem dele o melhor marcador das fases finais, em igualdade com o francês Michel Platini.

CR7 está agora a uns meros 11 golos de chegar à marca centenária ao serviço da seleção. Depois desse primeiro degrau, o objetivo é ultrapassar o recordista Ali Daei, que fez 109 golos pelo Irão.

A verdade é que esta ambição é cada vez mais alcançável, tendo em conta a média de golos que Ronaldo tem vindo a conseguir. De acordo com o jornal A BOLA, na altura em que Carlos Queiroz chegou à seleção portuguesa, pouca depois do Mundial de 2010, Cristiano tinha uma média de apenas 0,30 golos por jogo (23 golos em 76 jogos).

No entanto, praticamente quatro anos depois, com a chegada de Fernando Santos, as coisas mudaram. Após um início brando com cinco golos em dez jogos, transformou-se em “Super-Ronaldo” e fez 30 golos em 30 jogos. Nas últimas cinco partidas, apontou quatro golos.

Desta forma, Ronaldo elevou a sua média de golos por jogo para uns incríveis 0,87. O astro português foi responsável por cerca de um terço (32,2%) dos golos conseguidos durante a era Fernando Santos.

Bernardo Silva de cartola

Quem também se tem assumido como uma figura central na equipa das “quinas” é Bernardo Silva. O jogador do Manchester City tem vindo a impressionar nas últimas temporadas ao serviço do clube e tem agora conseguido passar essa influência para a seleção.

Prova disso é o mais recente jogo com a Sérvia, no qual Bernardo Silva assistiu Ronaldo para o golo e ainda fez as redes balançar aos 86 minutos. A evolução do jogador é clara e os recentes números do antigo jogador do Benfica falam por si.

Com quatro golos em 38 jogos, o historial de Bernardo Silva com a camisola da seleção não é estrondoso, mas se observarmos apenas os últimos jogos, a perspetiva muda. Nos últimos sete jogos, Portugal marcou 12 golos. Quer seja a marcar ou a assistir, Bernardo Silva participou em sete deles.

Na Liga das Nações, por exemplo, fez uma assistência no jogo das meias-finais contra a Suíça e assistiu para o golo decisivo de Gonçalo Guedes frente à Holanda, na final.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …