Ronaldo e Bernardo Silva a todo o gás na seleção com Fernando Santos

Jean-Christophe Bott / EPA

Desde a chegada de Fernando Santos ao cargo de selecionador nacional, a média de golos marcados de Cristiano Ronaldo disparou. Bernardo Silva esteve envolvido em sete golos nos últimos sete jogos.

Um Europeu e uma Liga das Nações. São estes os dois títulos conquistados por Portugal com o “Engenheiro” Fernando Santos no leme. O experiente treinador tem feito a delícia dos portugueses e promete não parar. A caminhada na qualificação para o EURO 2020 pode não ter começado da melhor forma, mas o triunfo por 2-4 frente à Sérvia encheu o grupo de motivação.

Cristiano Ronaldo apontou mais um tento pela seleção, chegando aos 89 golos em 159 internacionalizações. A última vez que Ronaldo tinha marcado foi a 5 de junho, quando selou com um ‘hat-trick’ o triunfo sobre a Suíça (3-1), no Estádio do Dragão, no Porto, em encontro das meias-finais da Liga das Nações.

O capitão da formação das ‘quinas’, de 34 anos, passou a contar 30 golos em jogos a contar para Europeus, incluindo os nove que fazem dele o melhor marcador das fases finais, em igualdade com o francês Michel Platini.

CR7 está agora a uns meros 11 golos de chegar à marca centenária ao serviço da seleção. Depois desse primeiro degrau, o objetivo é ultrapassar o recordista Ali Daei, que fez 109 golos pelo Irão.

A verdade é que esta ambição é cada vez mais alcançável, tendo em conta a média de golos que Ronaldo tem vindo a conseguir. De acordo com o jornal A BOLA, na altura em que Carlos Queiroz chegou à seleção portuguesa, pouca depois do Mundial de 2010, Cristiano tinha uma média de apenas 0,30 golos por jogo (23 golos em 76 jogos).

No entanto, praticamente quatro anos depois, com a chegada de Fernando Santos, as coisas mudaram. Após um início brando com cinco golos em dez jogos, transformou-se em “Super-Ronaldo” e fez 30 golos em 30 jogos. Nas últimas cinco partidas, apontou quatro golos.

Desta forma, Ronaldo elevou a sua média de golos por jogo para uns incríveis 0,87. O astro português foi responsável por cerca de um terço (32,2%) dos golos conseguidos durante a era Fernando Santos.

Bernardo Silva de cartola

Quem também se tem assumido como uma figura central na equipa das “quinas” é Bernardo Silva. O jogador do Manchester City tem vindo a impressionar nas últimas temporadas ao serviço do clube e tem agora conseguido passar essa influência para a seleção.

Prova disso é o mais recente jogo com a Sérvia, no qual Bernardo Silva assistiu Ronaldo para o golo e ainda fez as redes balançar aos 86 minutos. A evolução do jogador é clara e os recentes números do antigo jogador do Benfica falam por si.

Com quatro golos em 38 jogos, o historial de Bernardo Silva com a camisola da seleção não é estrondoso, mas se observarmos apenas os últimos jogos, a perspetiva muda. Nos últimos sete jogos, Portugal marcou 12 golos. Quer seja a marcar ou a assistir, Bernardo Silva participou em sete deles.

Na Liga das Nações, por exemplo, fez uma assistência no jogo das meias-finais contra a Suíça e assistiu para o golo decisivo de Gonçalo Guedes frente à Holanda, na final.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …