Rompeu-se mais uma barragem no Brasil. Município em estado de emergência e calamidade pública

(h) Civil Defense of Bahia / Diego Santos / EPA

O município brasileiro de Pedro Alexandre, na região da Bahia, decretou o estado de emergência e calamidade pública após a rutura de uma barragem, que causou inundações e obrigou à evacuação de zonas residenciais.

“Considerando o volume de água que tomou a cidade, causando inundações, enxurradas, alagamentos que ocasionaram danos materiais em residências e vias públicas (…) fica declarada a situação de emergência e calamidade pública no município de Pedro Alexandre”, afirma o documento publicado no Diário Oficial daquela cidade, assinado pelo prefeito Pedro Gomes Filho.

De acordo com a Defesa Civil, citada pela imprensa brasileira, as fortes chuvas que caem naquela região contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há registo de feridos.

O governante do município autorizou a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em resposta ao desastre”, e na reabilitação e reconstrução das estruturas danificadas pelas inundações.

Foi também dada permissão para que agentes da Defesa Civil entrem nas casas para “prestar socorro ou para determinar evacuação”, conforme determina a constituição federal. As aulas na rede pública municipal foram suspensas por tempo indeterminado.

Ao final da manhã de quinta-feira, uma barragem colapsou na localidade de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no Estado nordestino da Bahia, porém, o município vizinho de Coronel João de Sá foi fortemente afetado pela corrente da água, que obrigou à retirada de moradores das suas casas.

“A barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas as pessoas que moram nas áreas de risco saiam das suas casas, peguem os seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar”, apelou o prefeito de Coronel João de Sá, Carlinhos Sobral, num vídeo partilhado na rede social Facebook.

A cidade de Coronel João de Sá, localizada a cerca de 450 quilómetros de Salvador, capital do Estado da Bahia, e a 30 quilómetros da barragem que cedeu, disponibilizou cinco escolas para abrigar os moradores.

As estradas encontram-se intransitáveis devido à quantidade de lama misturada com a corrente da água, o que dificulta o atendimento à população, segundo o portal de notícias G1.

A maior preocupação da gestão de Coronel João Sá é com as cerca de 120 famílias que moram nas margens do Rio do Peixe, que atravessa a região. A água que vazou da barragem segue o curso do rio. A barragem em causa transbordou por volta das 6h locais (10h em Lisboa), mas a estrutura só cedeu horas mais tarde, pelas 11h locais (15h em Lisboa).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem registados 16.695 moradores no município de Pedro Alexandre. Já Coronel João Sá tem uma população que chega aos 17.066.

No início deste ano, a barragem do Brumadinho rebentou e morreram mais de 150 pessoas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) adiantou que a tragédia destruiu cerca de 269,84 hectares de mata, o equivalente a 378 campos de futebol. A Organização Internacional do Trabalho classificou a tragédia como o pior desastre mundial numa barragem nos últimos dez anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vi no programa “Engenharia Abandonada” que os italianos tiveram vários casos de colapso de barragens na zona dos Alpes, no início do século XX.
    Em pleno século XXI, os brasileiros já vão no terceiro caso em apenas 2 anos….
    Se fosse brasileiro eu estaria muito tranquilo em relação às restantes….

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …