Divulgado vídeo do colapso da barragem do Brumadinho

Paulo Fonseca / EPA

Uma semana depois da tragédia, que já provocou 110 mortos confirmados, surgem novas imagens que mostram a derrocada da barragem do Brumadinho, no Brasil.

No terreno, os bombeiros continuam a trabalhar nas buscas. Uma semana depois da tragédia, surgiram novos vídeos com o momento da derrocada e com o mar de lama que deixou submersa a localidade do estado de Minas Gerais, no Brasil.

Os vídeos mostram a parte inferior do reservatório a ceder, libertando uma autêntica avalanche que, em poucos minutos, engoliu a área de mineração a seguir à barragem.

Segundo o Diário de Notícias, o mar de lama arrastou-se por quilómetros e destruiu prédios da empresa que fazia os trabalhos na região (Vale), máquinas, vagões de comboio, casas e carros de pessoas que ainda tentaram fugir.

As imagens foram captadas a partir de uma câmara montada numa grua.

Uma outra câmara fixa, de um ângulo diferente, mostra o momento exato do colapso da barragem do Brumadinho.

Segundo os últimos dados oficiais, há 110 mortos confirmados e 239 desaparecidos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) adiantou que esta tragédia destruiu cerca de 269,84 hectares de mata, o equivalente a 378 campos de futebol.

A Organização Internacional do Trabalho já classificou a tragédia como o pior desastre mundial numa barragem nos últimos dez anos.

O Público dá conta de que esta não é a primeira vez que a empresa Vale está associada a um desastre ambiental. Em 2015, no mesmo estado, a derrocada de uma barragem pertencente a um complexo mineiro provocou um dos maiores desastres ambientais do Brasil.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Graças ao prefeito pilantra aqui de Brumadinho que concedia alvarás para a Vale explorar, ele foi um dos colaboradores das mais de 400 vítimas ainda soterradas na lama! Muitos corpos jamais serão encontrados, nem um velório digno essas pessoas poderão ter. Prefeito corrupto e empresa gananciosa, explorando “diamantes” com sangue do povo.

RESPONDER

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …

Docentes com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Tiago Brandão Rodrigues colocou em cima da mesa a opção de docentes com mais de 60 anos poderem deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras atividades nas escolas. Na nota de apresentação do Orçamento …