Romanos já tinham cães miniatura como animais de estimação

No Império Romano, há mais dois mil anos, já existiam “cães miniatura” como animais de estimação, cujo tamanho era semelhante ao de algumas raças atuais.

É esta a conclusão de um estudo realizado por arqueólogos da Universidade de Granada, em Espanha, publicado na revista científica Archeological and Anthropological Sciences, no qual também participaram cientistas do Instituto Andaluz de Ciências da Terra (IACT-CSIC) e do Instituto de História do Conselho Superior de Investigações Científicas (IH-CSIC).

De acordo com a agência Europa Press, o trabalho apresenta o estúdio zoarqueológico, osteométrico, paleopatológico e bioquímico de isótopos, relativo a vários enterros de cães encontrados na necrópole romana de Llanos do Pretória, em Córdoba, e relacionado a cerca de 70 enterros humanos.

“Destaca-se, em particular, um cão pequeno (com pouco mais de 20 centímetros de altura), membros encurtados e focinho achatado, que encontrámos numa cova perto de enterros humanos infantis”, explica em comunicado Rafael M. Martínez Sánchez, autor principal do estudo.

Embora os investigadores não consigam conhecer a aparência externa deste animal apenas pelos ossos, a sua estrutura esquelética é semelhante às atuais raças de pequeno porte, como o Pequinês ou alguns tipos de Chihuahua.

“A existência de cães pequenos como animais de estimação, objetos de carinho e consideração especial pelos seus donos, já é conhecida desde a Antiguidade clássica, facto corroborado por textos, epigrafia e iconografia”, explica Martínez Sánchez.

É o caso de autores clássicos como Plínio, o Velho, e Cláudio Eliano, que citaram nas suas obras o gosto das classes urbanas por estes animais, dos quais se chegaram a conhecer até epígrafes funerárias não muito diferentes das usadas para servos ou escravos queridos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …