Romance inacabado de Saramago vai ser publicado em Outubro

Fundação José Saramago / Flickr

O prémio Nobel da Literatura, José Saramago

O prémio Nobel da Literatura, José Saramago

O romance inacabado de José Saramago “Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas”, será publicado em outubro, anunciou hoje a revista digital Blimunda, no seu editorial.

O editorial é assinado pela presidente da Fundação José Saramago, a viúva do escritor, Pilar Del Río, que afirma que a publicação do texto “será mais uma forma de repúdio à violência”.

“São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade”, explica Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português.

Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando o começou a escrever.

”Neles, José Saramago antecipa o andamento e o desenlace da história que pretendia contar”, afirma em comunicado a Fundação José Saramago.

Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas”, título inspirado nuns versos de Gil Vicente, tem como protagonista o funcionário de uma fábrica de armas que vive um conflito moral decorrente de seu trabalho, explica a mesma fonte.

O livro será publicado simultaneamente em português, italiano, espanhol e catalão, na Europa e na América, adianta a Fundação, que tem sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.

José Saramago, falecido em junho de 2010 na ilha espanhola de Lanzarote, publicou, entre outras obras, “A Jangada de Pedra”, “Levantados do Chão”, “O Homem Duplicado”, “Ensaio sobre a Cegueira” e o romance inicial “Clarabóia”, editado postumamente, em 2011.

O autor foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, como o Grande Prémio de Novela e Romance da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Camões e o Nobel da Literatura, em 1998.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.