“Roma”, do mexicano Alfonso Cuarón, foi hoje o grande vencedor da 72.ª edição dos prémios Bafta do cinema britânico, triunfando em quatro categorias, entre elas a de melhor filme e de melhor realização.
“Roma”, além de melhor filme e melhor realização, venceu ainda na categoria de melhor filme de língua não inglesa e melhor fotografia. A cerimónia dos British Academy of Film and Television Arts realizou-se no Royal Albert Hall, de Londres.
O filme “A Favorita”, do grego Yorgos Lanthimos, foi o que arrecadou maior número de prémios, sete, entre eles o de melhor atriz principal.
Entre os prémios para “A favorita”, Olívia Colman foi distinguida como melhor atriz e Rachel Weisz recebeu o prémio de melhor atriz secundária. O filme levou ainda prémios como o de melhor guião original e melhor filme britânico.
O prémio de melhor ator foi para Rami Malek, no filme “Bohemian Rhapsody”, e Mahershala Ali foi considerado o melhor ator secundário, pelo papel no filme “Green Book”. O prémio revelação distinguiu a atriz Letitia Wright, pelo papel no filme “Black Panther”, e “Free Solo” ganhou na categoria de documentário.
MELHOR FILME
MELHOR FILME BRITÂNICO
MELHOR REALIZADOR
MELHOR ATRIZ
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
MELHOR ATOR PRINCIPAL
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
ESTRELA EMERGENTE BAFTA
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
MELHOR DOCUMENTÁRIO
|
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
MELHOR MÚSICA ORIGINAL
MELHOR CINEMATOGRAFIA
MELHOR GUARDA-ROUPA
MELHOR EDIÇÃO
MELHOR DIREÇÃO ARTÍSTICA
MELHOR MAQUILHAGEM E PENTEADO
MELHOR SOM
MELHORES EFEITOS VISUAIS
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICA
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO BRITÂNICA
MELHOR FILME DE ESTREIA BRITÂNICO
|
ZAP // Lusa / Espalha Factos