Robô chinês converte poeira lunar em combustível e oxigénio

Um robô criado por investigadores chineses consegue transformar poeira lunar em combustível e oxigénio.

Tendo em conta as aspirações da NASA de, até 2025, ter uma presença humana permanente na Lua, estas são ótimas notícias para os astronautas.

Uma presença constante na Lua vai permitir não só estudar melhor o nosso satélite natural, mas também eventualmente prosseguir investigações para um dia colocar pessoas em Marte.

Missões de longo prazo exigem mais oxigénio, combustível e outros recursos do que aqueles que podemos enviar de forma viável, explica o portal Freethink. Assim, os astronautas vão precisar de aproveitar os recursos que tenham in loco.

Estudos anteriores mostraram que CO2 e água – ambos encontrados na Lua – podem ser convertidos em oxigénio e combustíveis através de um processo chamado “eletrocatálise”.

Os cientistas chineses demonstraram como a poeira lunar pode ser usada como eletrocatalisador. Depois, facilitaram o trabalho dos astronautas e construiram um robô que pode preparar o eletrocatalisador e configurar todo o sistema de conversão.

Science China Press

Embora promissor, o robô chinês ainda não está pronto para ser usado num contexto fora do laboratório, nomeadamente em ambiente lunar.

No entanto, se conseguirmos desenvolver sistemas automatizados como o robô da equipe chinesa, isso poderá abrir espaço para os astronautas gastarem mais tempo em investigação interessante e menos tempo em garantir que têm ar suficiente para respirar ou água para beber.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.