Sonda Philae detetou compostos orgânicos no cometa 67P

C. Carreau / ATG medialab / ESA

Depois de dois anos adormecidas, a nave Rosetta e a sonda Philae encontram o seu  cometa

Depois de dois anos adormecidas, a nave Rosetta e a sonda Philae encontram o seu cometa

O robô de investigação Philae encontrou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko moléculas de substâncias orgânicas que poderiam estar envolvidas no aparecimento da vida, informou o Wall Street Journal, citando a agência alemã que participa nas investigações.

Um dos sensores do Philae descobriu moléculas depois da análise da atmosfera do cometa 67P, apelidado de “Chury”. Algumas delas contêm átomos de carbono, sem os quais a vida é impossível.

Os dados estão a ser analisados pelos cientistas para compreender a constituição dos compostos. Estes podem ser muito simples (tais como o metano e metanol) ou complexos (tais como os aminoácidos, que constituem as proteínas).

Os cometas têm grande interesse para os cientistas porque contêm substância antiga do Sistema Solar, que foi menos sujeita a mudanças desde o momento do seu aparecimento (cerca de 4,5 mil milhões de anos).

A análise da composição do cometa pode responder à pergunta de se a vida surgiu na própria Terra ou foi trazida de fora.

ZAP / RVR