Robô-lula já navegou num grande aquário (e tirou fotografias a corais e peixes)

Engenheiros da Universidade da Califórnia, em San Diego, construíram um robô, parecido com uma lula, que consegue nadar impulsionando o movimento com a ajuda de jatos de água.

A equipa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, recriou todos os recursos-chave que as lulas usam para nadar a alta velocidade e desenvolveu um novo robô que gera jatos de água para uma locomoção mais rápida e eficiente.

Segundo o EurekAlert, o robô-lula é feito a partir de materiais macios, como polímero acrílico, com algumas peças rígidas, impressas em 3D e cortadas a laser. O uso de robôs leves na exploração subaquática é importante para proteger peixes e corais, que podem ser danificados por robôs rígidos.

No entanto, os robôs macios têm um grande senão: movimentam-se muito lentamente e têm dificuldades a realizar certas manobras.

Esta desvantagem foi colmatada com este novo dispositivo. O artigo científico foi recentemente publicado na Bioinspiration and Biomimetics.

A equipa de engenheiros da universidade norte-americana inspirou-se nos cefalópodes para desenvolver este novo robô. A lula, por exemplo, consegue atingir velocidades muito rápidas graças a um mecanismo de propulsão a jato.

Este dispositivo armazena energia elástica na pele e costelas flexíveis e liberta essa energia comprimindo o corpo. Essa ação gera um jato de água que impulsiona o seu movimento fugaz.

As costelas do robôs estão ligadas a duas placas circulares em cada uma das extremidades: uma tem um bico que ejeta e capta água quando o corpo contrai, enquanto que a outra pode carregar uma câmara à prova de água ou outro tipo de sensor.

Os engenheiros já testaram o robô-lula em laboratório, num tanque no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da universidade e no Aquário de Birch, no Scripps Institution of Oceanography.

A equipa demonstrou que o robô consegue mover-se ajustando a direção do bocal. O dispositivo atingiu uma velocidade de 18 a 32 centímetros por segundo (cerca de meia milha por hora), ou seja, é muito mais rápido do que a maioria dos robôs.

“Foi especialmente emocionante ver que o robô foi capaz de nadar com sucesso num grande aquário entre corais e peixes, demonstrando a sua viabilidade para aplicações do mundo real”, disse Caleb Christianson, líder da investigação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …