Robô-lula já navegou num grande aquário (e tirou fotografias a corais e peixes)

Engenheiros da Universidade da Califórnia, em San Diego, construíram um robô, parecido com uma lula, que consegue nadar impulsionando o movimento com a ajuda de jatos de água.

A equipa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, recriou todos os recursos-chave que as lulas usam para nadar a alta velocidade e desenvolveu um novo robô que gera jatos de água para uma locomoção mais rápida e eficiente.

Segundo o EurekAlert, o robô-lula é feito a partir de materiais macios, como polímero acrílico, com algumas peças rígidas, impressas em 3D e cortadas a laser. O uso de robôs leves na exploração subaquática é importante para proteger peixes e corais, que podem ser danificados por robôs rígidos.

No entanto, os robôs macios têm um grande senão: movimentam-se muito lentamente e têm dificuldades a realizar certas manobras.

Esta desvantagem foi colmatada com este novo dispositivo. O artigo científico foi recentemente publicado na Bioinspiration and Biomimetics.

A equipa de engenheiros da universidade norte-americana inspirou-se nos cefalópodes para desenvolver este novo robô. A lula, por exemplo, consegue atingir velocidades muito rápidas graças a um mecanismo de propulsão a jato.

Este dispositivo armazena energia elástica na pele e costelas flexíveis e liberta essa energia comprimindo o corpo. Essa ação gera um jato de água que impulsiona o seu movimento fugaz.

As costelas do robôs estão ligadas a duas placas circulares em cada uma das extremidades: uma tem um bico que ejeta e capta água quando o corpo contrai, enquanto que a outra pode carregar uma câmara à prova de água ou outro tipo de sensor.

Os engenheiros já testaram o robô-lula em laboratório, num tanque no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da universidade e no Aquário de Birch, no Scripps Institution of Oceanography.

A equipa demonstrou que o robô consegue mover-se ajustando a direção do bocal. O dispositivo atingiu uma velocidade de 18 a 32 centímetros por segundo (cerca de meia milha por hora), ou seja, é muito mais rápido do que a maioria dos robôs.

“Foi especialmente emocionante ver que o robô foi capaz de nadar com sucesso num grande aquário entre corais e peixes, demonstrando a sua viabilidade para aplicações do mundo real”, disse Caleb Christianson, líder da investigação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …