Roberto Martínez apresenta-se a Portugal (e deixa recado a Cristiano Ronaldo)

1

FPF

O novo selecionador nacional, Roberto Martínez.

Roberto Martínez foi apresentado como novo selecionador nacional e não descarta a ideia de convocar Cristiano Ronaldo, apesar de este jogar na Arábia Saudita.

“Muito obrigado a todos, vou tentar aprender português o mais depressa possível. Estou muito orgulhoso de poder representar uma das melhores seleções do mundo. Este projeto causa-me enorme expetativa. Sei que há grandes objetivos para esta seleção, mas também há uma grande equipa por detrás desta seleção”. Foi assim que Roberto Martínez se apresentou como novo selecionador nacional.

Na cerimónia de apresentação do novo selecionador, na Cidade do Futebol, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, deu as boas-vindas ao novo treinador e destacou a competência do novo responsável técnico.

O treinador espanhol tinha acordo verbal e esta segunda-feira assinou contrato com a FPF. O antigo selecionar da Bélgica fica vinculado até 2026, pelo que vai liderar Portugal no próximo Euro 2024 e Mundial 2026.

Quanto a uma eventual convocatória de Cristiano Ronaldo, agora que o jogador foi para a Arábia Saudita, Martínez realça que “as decisões de futebol tomam-se no campo”.

“O meu ponto de partida é conhecer todos, todos os 26 que estiveram no Mundial será o meu ponto de partida. Ronaldo é um deles”, afiançou o novo selecionador nacional.

“Agora começamos um processo em que vamos tentar conhecer todos os jogadores que podem entrar na seleção. Há 54 jogadores com menos de 28 anos nas melhores Ligas. FC Porto e Benfica estão nos ‘oitavos’ da Champions. Há um grande trabalho a fazer e depois tomaremos as decisões”, acrescentou.

O espanhol promete ser uma lufada de ar fresco à ‘Seleção das Quinas’, trazendo um estilo “cruyffiano” à equipa lusa.

Roberto Martínez tentou sempre imprimir o “cruyffismo” nas equipas que orientou. A Bélgica é o exemplo máxima disso. Um futebol de posse, em que a bola é tratada com carinho e mantida longe dos adversários.

“Temos de ter flexibilidade tática para tirar o melhor rendimento dos jogadores portugueses. Temos de ser uma equipa moderna e estar bastante bem equilibrada com e sem bola. Portugal tem de estar pronto a disputar sempre. Jogar com três ou quatro defesas? O importante é ser competitivo. A flexibilidade é muito importante. Vai depender dos jogadores que temos”, disse Roberto Martínez na conferência de imprensa desta segunda-feira.

“Como adversário sei que Portugal sempre foi competitivo, esse é o meu ponto de partida, Isso não posso desperdiçar. Temos de ser uma equipa ofensiva e que jogue com alegria. Temos de trabalhar como um clube”, disse ainda.

Quanto à restante equipa técnica que vai acompanhar Roberto Martínez, o selecionador não quis revelar nomes, mas “gostava de poder contar como adjunto com um antigo internacional português” para ajudar na adaptação.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.