Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo.

Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo da sua vida teve sarampo, malária e “sobreviveu a duas ou três operações”, conta o idoso num vídeo publicado no YouTube.

Segundo o Público, o britânico começou a aprender engenharia naval aos 16 anos, depois de abandonar a escola. Um ano depois mudou-se para Taiwan, ode aprendeu mandarim para começar a dar aulas numa escola missionária.

Em 1937, casou com Agnes, também professora, que já tinha conhecido em Inglaterra. O primeiro filho do casal nasceu no Taiwan, antes de decidirem regressar para o Reino Unido, em 1939.

Durante a II Guerra Mundial, a família foi desviada para o Canadá. Quando o conflito terminou, o casal regressou ao Reino Unido, já com mais dois filhos, e deu aulas na City University de Londres.

Em 1995, Robert ficou viúvo. Agora, aos 112 anos, diz que se sente bem “a fazer coisas” e, por isso, trabalha na sua oficina a fazer moinhos de vento em madeira, que vende para doar dinheiro à caridade.

Um dia depois do seu 112º aniversário, Robert Weighton foi presenteado com o recorde do Guinness. O título pertencia ao japonês Chitetsu Watanabe, que faleceu a 23 de fevereiro, aos 112 anos e 355 dias.

A entrega do recorde foi feita pelas funcionárias do lar onde Robert vive, no Reino Unido, sem a presença de um responsável do Guinness devido às normas de distanciamento sociais impostas pelo Governo britânico na sequência da pandemia de covid-19.

O homem mais velho do mundo diz que não tem segredos. “Sou só um tipo normal que acabou por viver muitos anos.” O título de homem mais velho de sempre pertence ao japonês Jiroemon Kimura, que morreu em 2013 com 116 anos e 54 dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …