Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo.

Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo da sua vida teve sarampo, malária e “sobreviveu a duas ou três operações”, conta o idoso num vídeo publicado no YouTube.

Segundo o Público, o britânico começou a aprender engenharia naval aos 16 anos, depois de abandonar a escola. Um ano depois mudou-se para Taiwan, ode aprendeu mandarim para começar a dar aulas numa escola missionária.

Em 1937, casou com Agnes, também professora, que já tinha conhecido em Inglaterra. O primeiro filho do casal nasceu no Taiwan, antes de decidirem regressar para o Reino Unido, em 1939.

Durante a II Guerra Mundial, a família foi desviada para o Canadá. Quando o conflito terminou, o casal regressou ao Reino Unido, já com mais dois filhos, e deu aulas na City University de Londres.

Em 1995, Robert ficou viúvo. Agora, aos 112 anos, diz que se sente bem “a fazer coisas” e, por isso, trabalha na sua oficina a fazer moinhos de vento em madeira, que vende para doar dinheiro à caridade.

Um dia depois do seu 112º aniversário, Robert Weighton foi presenteado com o recorde do Guinness. O título pertencia ao japonês Chitetsu Watanabe, que faleceu a 23 de fevereiro, aos 112 anos e 355 dias.

A entrega do recorde foi feita pelas funcionárias do lar onde Robert vive, no Reino Unido, sem a presença de um responsável do Guinness devido às normas de distanciamento sociais impostas pelo Governo britânico na sequência da pandemia de covid-19.

O homem mais velho do mundo diz que não tem segredos. “Sou só um tipo normal que acabou por viver muitos anos.” O título de homem mais velho de sempre pertence ao japonês Jiroemon Kimura, que morreu em 2013 com 116 anos e 54 dias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …