/

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo.

Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo da sua vida teve sarampo, malária e “sobreviveu a duas ou três operações”, conta o idoso num vídeo publicado no YouTube.

Segundo o Público, o britânico começou a aprender engenharia naval aos 16 anos, depois de abandonar a escola. Um ano depois mudou-se para Taiwan, ode aprendeu mandarim para começar a dar aulas numa escola missionária.

Em 1937, casou com Agnes, também professora, que já tinha conhecido em Inglaterra. O primeiro filho do casal nasceu no Taiwan, antes de decidirem regressar para o Reino Unido, em 1939.

Durante a II Guerra Mundial, a família foi desviada para o Canadá. Quando o conflito terminou, o casal regressou ao Reino Unido, já com mais dois filhos, e deu aulas na City University de Londres.

Em 1995, Robert ficou viúvo. Agora, aos 112 anos, diz que se sente bem “a fazer coisas” e, por isso, trabalha na sua oficina a fazer moinhos de vento em madeira, que vende para doar dinheiro à caridade.

Um dia depois do seu 112º aniversário, Robert Weighton foi presenteado com o recorde do Guinness. O título pertencia ao japonês Chitetsu Watanabe, que faleceu a 23 de fevereiro, aos 112 anos e 355 dias.

A entrega do recorde foi feita pelas funcionárias do lar onde Robert vive, no Reino Unido, sem a presença de um responsável do Guinness devido às normas de distanciamento sociais impostas pelo Governo britânico na sequência da pandemia de covid-19.

O homem mais velho do mundo diz que não tem segredos. “Sou só um tipo normal que acabou por viver muitos anos.” O título de homem mais velho de sempre pertence ao japonês Jiroemon Kimura, que morreu em 2013 com 116 anos e 54 dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.