Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival.

Apesar de ser apenas o príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman tornou-se o governante de facto do reino da Arábia Saudita (o seu pai, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, é idoso e está doente) e lidera uma implacável repressão contra os opositores, inclusive dentro da sua própria família.

Deposto em 2017 em benefício de Mohamed bin Salman (apelidado MBS), o seu primo, o príncipe herdeiro Mohamed bin Nayef, não é visto em público desde que foi detido em março do ano passado.

No entanto, em junho de 2020, o empresário saudita Nader Turki Aldossari apresentou uma denúncia em nome do seu filho, um cidadão americano, contra Mohamed bin Nayef e outras entidades sauditas, alegando a violação um contrato de décadas relacionado a um projeto de refinaria em Santa Lúcia (ilha das Caraíbas).

Mas como levar à Justiça um príncipe desaparecido? A denúncia acabou a ser alterada para incluir MBS, indicando que, ao colocar o seu primo sob “prisão domiciliária” e confiscar os seus bens, o impediu de cumprir com as suas obrigações contratuais.

Em março, o advogado do príncipe herdeiro propôs fornecer o endereço de Mohamed bin Nayef “confidencialmente”, afirmando num documento judicial que estava sob ameaça de “terrorismo” devido ao seu antigo cargo de ministro do Interior do reino, mas sem mencionar que foi detido.

“Nayef é um verdadeiro prisioneiro na Arábia Saudita”, declarou James Tallman, advogado de Aldossari, num documento.

No estado da Pensilvânia, um tribunal norte-americano rejeitou no mês passado as acusações de violação de contrato neste caso, deixando sem resposta a pergunta de onde está o ex-príncipe herdeiro.

Tallman pretende recorrer e opor-se à proibição de viagem para o seu cliente. Nader Turki Aldossari não tem direito a sair do reino, segundo cartas do seu advogado ao presidente Joe Biden e a outros altos cargos norte-americanos, às quais a AFP teve acesso.

De acordo com o seu advogado, a proibição de sair do país “poderia levar à prisão”.

As autoridades sauditas não comentaram publicamente a detenção de Mohamed bin Nayef, considerado durante muito tempo o aliado saudita mais confiável da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Segundo diversas fontes, o governo acusa-o de corrupção e deslealdade.

Num relatório publicado em dezembro passado, um grupo de investigação parlamentar britânico considerou que Mohamed bin Nayef “não pôde contestar a sua detenção a um juiz independente e imparcial e não tem acesso a um advogado”.

Os advogados de Squire Patton Boggs, um escritório de advogados internacional com sede em Washington, afirmaram recentemente que representam o príncipe desaparecido, enquanto trabalhavam para o seu primo MBS.

Foram contratados diretamente pelo primeiro? Têm acesso a ele? Como podem representar simultaneamente os dois rivais? O gabinete não respondeu às perguntas da AFP.

“Esses advogados nunca representaram (Mohammed bin Nayef) antes”, afirmou à AFP uma fonte que está em contacto direto com a equipa jurídica do príncipe, com sede na Europa.

“Ele nunca se reuniu com eles e não sabemos como poderiam ter acesso a ele, já que teve o acesso negado aos seus advogados de longa data, a um processo judicial regular ou a qualquer forma de comunicação com o mundo externo”, afirmou.

ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Christian Eriksen vai ter um desfibrilador cardíaco interno

O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, vítima de uma paragem cardíaca no jogo frente à Finlândia, para o Euro2020, no sábado, vai ter um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou hoje a federação dinamarquesa (DBU). "Após diversos exames ao …

Raro bordado viking encontrado em túmulo com 1.000 anos na Noruega

Um pedaço de tecido da Era Viking foi encontrado numa sepultura no sul da Noruega. O bordado é datado de 850-950 d.C. O túmulo em causa pertence a uma mulher e foi descoberto em 2020, juntamente …

Afinal, o centro do SEF para migrantes irregulares será mesmo em Caxias. Ministério de Cabrita mentiu

O Centro de Instalação Temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) irá ser na prisão de Caxias, em Oeiras, e irá permitir que imigrantes a quem é barrada a entrada em Portugal, ou que …

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …