Corrida às farmácias põe em risco stocks de insulina

Há farmácias a ficar sem capacidade de resposta para os diabéticos, devido à preocupação provocada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com a edição desta sexta-feira do Correio da Manhã, um doente teve de fazer cerca de 340 quilómetros, entre a Amadora e Pombal, para comprar a quantidade de insulina de que precisava. A insulina é um produto essencial para os diabéticos.

José Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), explicou que, na origem do problema, está a corrida de muitos diabéticos às farmácias portuguesas, preocupados com a entrada do país em estado de emergência por causa da pandemia, para comprar “reservas para três a seis meses“.

“As empresas também têm planos de contingência, pelo que chegam menos unidades de insulina do que antes”, acrescentou o responsável. Para apoiar os diabéticos, principalmente nesta fase, a associação disponibilizou uma linha telefónica gratuita para aconselhar estes doentes, além de uma farmácia própria que faz entrega de medicamentos ao domicílio.

Consultada pelo Correio da Manhã, fonte da Ordem dos Farmacêuticos referiu também que decorre uma espécie de “racionamento” da insulina nas farmácias: muitas vezes, dizem que têm “pouca insulina, de forma a que não fiquem a zeros”.

No entanto, o Infarmed garantiu não ter indicação de nenhuma rutura de stock de insulina nas farmácias portuguesas. Ainda assim, o diário refere que, no topo da lista dos medicamentos notificados pelas farmácias na plataforma do Infarmed que mais faltaram este mês, está o Trulicity, uma caneta para diabéticos tipo 2.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Um site aleatório na Internet com uma entrevista a um cientista no mínimo controverso. Só pode ser verdade. Vamos ignorar todas as fontes oficiais e verificáveis, infetar toda a gente e obter imunidade de grupo. Alguém quer saber de 150.000 mortos, no mínimo, só em Portugal, de sobrecarregar o sistema de saúde provocando mortes devido a outras doenças tratáveis ou das possíveis e perigosas mutações do vírus. Só um louco daria importância a factos concretos. Sim, vamos todos acreditar nesse site aleatório.

RESPONDER

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …