Rio mexicano desapareceu misteriosamente em dois dias

Os habitantes de uma zona montanhosa do estado de Veracruz, no sudeste do México, viram o seu rio desaparecer de forma misteriosa em apenas dois dias.

“Tudo o que resta do rio Ayotac é o leito repleto de pedras, poças e lodo”. É assim que a BBC descreve este estranho acontecimento, que ocorreu recentemente numa região montanhosa do estado mexicano de Veracruz.

O rio desapareceu em apenas dois dias e o mistério da situação intensificou-se ainda mais por se saber que a região tinha sido afetada por chuvas.

Agora, segundo as explicações das autoridades locais, a causa para este desaparecimento foi simplesmente uma falha geológica que abriu uma cratera com cerca de 30 metros de largura e 20 de profundidade a três quilómetros da nascente.

Os peritos ainda não conseguiram determinar se este fenómeno vai ser permanente. “Entender o que aconteceu e avaliar o impacto ainda vai demorar algum tempo”, disse à emissora um porta-voz da Defesa Civil do Estado de Veracruz.

O rio, que na língua indígena nahuatl significa “água que derrama”, nasce no município de Amatlan de Los Reyes e desemboca no rio Cotaxtla, cuja foz é no Golfo do México.

Também este rio já começou a perder volume, algo que preocupa a região que vive de uma extensa atividade agropecuária. Segundo o prefeito da cidade de Atoyac, pelo menos 10 mil famílias podem ser diretamente afetadas pela falta de água.

“Precisamos de encontrar uma solução para o rio, não só porque a fauna e a flora estão a morrer, mas também a alma e a vida da região”, disse aos media locais.

A bacia do Atoyac já sofre há alguns anos com a poluição, com as suas águas a serem contaminadas por resíduos domésticos e da indústria do açúcar, das plantações e das fazendas pecuárias.

Com o seu desaparecimento, as águas não podem agora levar todo este lixo para longe, o que vai fazer com que comece a haver uma grande acumulação destes resíduos.

As autoridades ambientais têm esperança de encontrar uma solução, até porque a nascente do rio não foi afetada.

Uma das soluções possíves, segundo Dalos Rodríguez Vargas, procurador estadual para o Meio Ambiente, será fazer alterações no curso do Ayotac.

“Temos de reorientar o curso, mas fazendo com que a água continue a correr por onde corria, porque o rio é uma fonte importante de abastecimento”, explicou.

 ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …