Rio já de olho nas autárquicas: Se o PSD perder “começa efetivamente a definhar”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O candidato à liderança do PSD Rui Rio reafirmou na quarta-feira que as eleições autárquicas de 2021 são um “objetivo nuclear” para o partido, defendendo que este trabalho deve começar já no início do ano.

“As eleições autárquicas de 2021 são um objetivo nuclear para o PSD. Se voltamos a perder mais ainda do que já perdemos nas últimas três e, particularmente, nas últimas duas, o partido começa efetivamente a definhar de uma forma já estrutural”, apontou.

Rui Rio falava para cerca de 50 militantes, na apresentação da sua recandidatura à presidência do PSD, em Almada, no distrito de Setúbal, tendo assumido que as autárquicas de 2021 são um dos seus principais objetivos “para os próximos dois anos”.

Para o atual líder dos sociais-democratas, estas eleições “são as mais importantes para a implantação do partido”, mais que as legislativas, porque são os órgãos locais e o número de autarcas eleitos que determinam o “enraizamento na sociedade portuguesa”.

“Nas eleições de 2017 pior que perder muitas presidências de câmara, foi ter perdido muitos vereadores eleitos, por isso, em 2021 temos que ter como primeiro objetivo eleger muitos vereadores, porque se assim for, vamos ganhar muitas câmaras”, defendeu.

É por isso que, na visão de Rui Rio, em fevereiro ou março do próximo ano “todo o partido tem que se voltar para as autarquias”, sobretudo para aquelas “onde se é oposição e há uma oportunidade de se ganhar”.

“As próximas eleições autárquicas ganham-se ou perdem-se fundamentalmente em 2020, particularmente quando somos poder. Mesmo quando somos oposição, é um ano muito relevante para conseguir credibilidade”, frisou.

Já num segundo plano, o candidato pretende uma “maior abertura do partido à sociedade”, através do Conselho Estratégico Nacional, com 16 secções, onde os militantes podem encontrar “espaço para o diálogo”.

“Muitas vezes dizem-me que temos de falar mais com este ou aquele público, e não tenho nada contra isso, mas tenho um método melhor. Se abrirmos as portas à sociedade e a sociedade entrar cá para dentro, aí já temos o nosso discurso”, mencionou.

Como terceira “tarefa”, o atual líder do PSD defendeu que é preciso uma “oposição com credibilidade”, em que, além de denunciar e pressionar o Governo, deve-se “apresentar alternativas” e saber “concordar”.

Neste discurso, Rui Rio reafirmou também que se recandidata à liderança do PSD para “para servir Portugal”, pelo que o interesse público está sempre em primeiro lugar, apesar de admitir que esta posição lhe tem trazido “alguns problemas dentro do partido”.

Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz são os adversários de Rui Rio nestas eleições diretas, que decorrem em 11 de janeiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …