Rio já de olho nas autárquicas: Se o PSD perder “começa efetivamente a definhar”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O candidato à liderança do PSD Rui Rio reafirmou na quarta-feira que as eleições autárquicas de 2021 são um “objetivo nuclear” para o partido, defendendo que este trabalho deve começar já no início do ano.

“As eleições autárquicas de 2021 são um objetivo nuclear para o PSD. Se voltamos a perder mais ainda do que já perdemos nas últimas três e, particularmente, nas últimas duas, o partido começa efetivamente a definhar de uma forma já estrutural”, apontou.

Rui Rio falava para cerca de 50 militantes, na apresentação da sua recandidatura à presidência do PSD, em Almada, no distrito de Setúbal, tendo assumido que as autárquicas de 2021 são um dos seus principais objetivos “para os próximos dois anos”.

Para o atual líder dos sociais-democratas, estas eleições “são as mais importantes para a implantação do partido”, mais que as legislativas, porque são os órgãos locais e o número de autarcas eleitos que determinam o “enraizamento na sociedade portuguesa”.

“Nas eleições de 2017 pior que perder muitas presidências de câmara, foi ter perdido muitos vereadores eleitos, por isso, em 2021 temos que ter como primeiro objetivo eleger muitos vereadores, porque se assim for, vamos ganhar muitas câmaras”, defendeu.

É por isso que, na visão de Rui Rio, em fevereiro ou março do próximo ano “todo o partido tem que se voltar para as autarquias”, sobretudo para aquelas “onde se é oposição e há uma oportunidade de se ganhar”.

“As próximas eleições autárquicas ganham-se ou perdem-se fundamentalmente em 2020, particularmente quando somos poder. Mesmo quando somos oposição, é um ano muito relevante para conseguir credibilidade”, frisou.

Já num segundo plano, o candidato pretende uma “maior abertura do partido à sociedade”, através do Conselho Estratégico Nacional, com 16 secções, onde os militantes podem encontrar “espaço para o diálogo”.

“Muitas vezes dizem-me que temos de falar mais com este ou aquele público, e não tenho nada contra isso, mas tenho um método melhor. Se abrirmos as portas à sociedade e a sociedade entrar cá para dentro, aí já temos o nosso discurso”, mencionou.

Como terceira “tarefa”, o atual líder do PSD defendeu que é preciso uma “oposição com credibilidade”, em que, além de denunciar e pressionar o Governo, deve-se “apresentar alternativas” e saber “concordar”.

Neste discurso, Rui Rio reafirmou também que se recandidata à liderança do PSD para “para servir Portugal”, pelo que o interesse público está sempre em primeiro lugar, apesar de admitir que esta posição lhe tem trazido “alguns problemas dentro do partido”.

Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz são os adversários de Rui Rio nestas eleições diretas, que decorrem em 11 de janeiro.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …