Rio diz ser “absolutamente impensável” PSD continuar a perder câmaras (e quer “subir bastante”)

Filipe Farinha / Lusa

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser “absolutamente impensável” que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma “força motriz para derrubar o socialismo a nível nacional”.

Na assinatura do acordo da coligação autárquica PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PPM para a Câmara de Almada, encabeçada pelo social-democrata Nuno Matias, Rio voltou a frisar a importância que as próximas autárquicas assumem para o país e para o PSD, que tem vindo a descer em votos e eleitos nos últimos três sufrágios locais.

É absolutamente impensável continuar a perder, aquilo que é pensável é começar a subir e não subir pouco, é subir bastante”, defendeu.

Outro dos objetivos de Rio para as autárquicas de setembro/outubro passam também por contas certas no final da campanha: “Chegar ao fim da campanha eleitoral com o mínimo de défice possível e só não digo com défice cerro ou superavit zero porque, com a lei em vigor, é praticamente impossível”, afirmou.

O líder do PSD desvalorizou, por outro lado, as polémicas à volta de alguns candidatos autárquicos do partido, dizendo que até são “propaganda”, e estranhou que os comentadores não perguntem ao PS pelos seus nomes, como lhe perguntavam a ele em janeiro ou fevereiro.

“O PS também não tinha [candidatos], mas eu é que estava mal (…) Então os comentadores agora questionam ‘cadê os candidatos do PS’? Não, questionam é as escolhas do PSD aqui e ali para tentar arranjar polémicas, mas se calhar isso até é bom, estão-nos a fazer propaganda e publicidade e se calhar isso vai-se refletir no resultado”, afirmou.

Em Almada, Rio considerou que o partido escolheu “o melhor candidato à sua disposição”, realçando que Nuno Matias até poderia ter regressado ao parlamento, mas preferiu manter a sua vereação na cidade. “Estou convencido que temos fortíssimas hipótese de ganhar a Câmara de Almada, mas se não ganharmos cumprimos a nossa obrigação”, afirmou Rui Rio.

Também presente na assinatura do acordo da coligação Almada Desenvolvida (AD), que decorreu no Convento dos Capuchos, na Costa da Caparica, Francisco Rodrigues dos Santos manifestou igualmente ambição de vitória nesta autarquia tradicionalmente comunista e que só nos últimos quatro anos foi governada pelo PS.

“Estou muito feliz com a nomenclatura desta coligação: AD. Os ventos da mudança já vão correndo um pouco por todo o país”, afirmou, defendendo que as autárquicas devem constituir “um momento de viragem” no país.

Rodrigues dos Santos invocou a vitória recente de Isabel Ayuso, do PP, em Madrid, para parafrasear o seu lema. “Comunismo ou liberdade. Creio que essa é a pergunta que devemos fazer em Almada, queremos comunismo ou queremos liberdade?”, questionou.

Para o líder do CDS-PP, o “centro-direita tem de se robustecer, tem de ganhar genica e construir uma dinâmica de baixo para cima”. “Precisamos dessa força motriz do poder local para começar a derrubar o socialismo a nível nacional”, apelou.

// Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não estou a ver o PSD com possibilidades de ganhar nenhuma das grandes Camaras Municipais, à exceção de Braga.
    E era bom que o fizesse. O PS começa a estar muito tempo, demasiado tempo, à frente delas.

RESPONDER

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Relatório: Lisboa enviou dados para o Irão, Arábia Saudita e (27 vezes) para a Rússia

O Relatório interno da Câmara de Lisboa sobre o caso do envio de dados de ativistas a embaixadas de países estrangeiros desculpabiliza Fernando Medina, mas revela que a CML enviou dados para o Irão, a …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …