Operação Marquês. Rio critica “descrédito” da justiça e acusa Marcelo e Costa de “hipocrisia”

Lusa / Lusa

Na primeira reação à decisão instrutória da Operação Marquês, Rui Rio foi duro nos recados que deixou. O líder do PSD disparou em todas as direções e nem António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa escaparam.

Rui Rio disse esta segunda-feira que a decisão instrutória do processo Marquês é a prova da justiça a “não funcionar”.

Neste sentido, o presidente do PSD recorda que já propôs uma reestruturação do sistema judicial aos vários partidos com assento parlamentar, mas que estes não quiseram “mexer no sistema”.

Numa declaração sem direito a perguntas, Rio criticou as violações do segredo de justiça e a intoxicação da opinião pública por parte das autoridades judiciais, referindo que a justiça está em “descrédito” e que “é o pior exemplo da doença do regime”.

“Pela primeira vez na história deste regime, um primeiro-ministro é indiciado por vários crimes e o juiz diz que os crimes prescreveram ou que as provas não foram obtidas de forma legal”, recordou, frisando que “as decisões da justiça têm de ser entendidas” e que a “morosidade dos processos é um grave problema”.

Defende ainda que “não é preciso revolucionar ou destruir tudo. É necessário reformar”, sublinha, pedindo para que a independência do poder judicial não signifique que a justiça seja “um mundo à parte”.

“A justiça não pode ser um Estado dentro de um Estado”, acrescentou.

“Hipocrisia e falta de coragem”

No meio de tantas críticas à decisão de Ivo Rosa, Rui Rio também lançou algumas farpas à postura de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa perante o processo.

“O PSD renuncia à demagogia, mas não renuncia a voltar a defender que a reforma da justiça é a primeira das reformas que Portugal tem de fazer. E à hipocrisia de dizer que o que está a acontecer é ‘a justiça a funcionar’ eu digo que é a justiça a não funcionar”, disse, referindo-se às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa antes de se conhecer a decisão do juiz Ivo Rosa.

Como recorda o Expresso, o Presidente da República não comentou o caso e apenas frisou: “De cada vez que há avanço num processo judicial, nomeadamente nos megaprocessos, isso é visto pelos portugueses como a justiça a funcionar”.

Para Rio, não é só Marcelo que, com essa afirmação, está a ser “hipócrita”, mas também António Costa.

“O mesmo se pode dizer da hipocrisia da afirmação ‘à justiça o que é da justiça e à política o que é da política’, porque todos sabemos que no estado de direito democrático é obrigação dos órgãos de soberania assegurar o quadro legislativo e os recursos técnicos e humanos adequados para que a soberania da justiça seja respeitada e as suas decisões verdadeiramente independentes”, disse, referindo-se à frase usada por Costa desde que José Sócrates foi acusado.

Para o social-democrata, é “esta hipocrisia e falta de coragem que têm feito crescer os movimentos políticos extremistas”. O país vive na impunidade, pelo menos para os mais poderosos”, acrescentou.

O juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal, decidiu levar a julgamento os arguidos José Sócrates e Carlos Santos Silva, pronunciados por três crimes de branqueamento de capitais e outros três de falsificação de documentos cada um.

O magistrado acabou por deixar cair todos os crimes de corrupção de todos os arguidos do processo.

A decisão do juiz ficou muito aquém do pedido pelo Ministério Público que tinha acusado 28 arguidos, entre os quais nove empresas, de um total de 188 crimes económicos e financeiros, entre os quais corrupção e fraude fiscal.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Mas o descrédito da justiça já existe há muitos anos, a corrupção na justiça existe há muitos anos e nem o ps nem o psd fizeram alguma coisa para o resolver!

  2. Não percebo nem entendo tanto “barrulho”. Não foram os políticos com leis dúbias que mantiveram o sistema de impunidade? O enriquecimento ilícito como ficou? Penas para a corrupção nunca inferior a 10 anos e o enriquecimento ilícito nunca inferior a 5 anos, sem possibilidade de pena suspensa, pq senão continuamos a ser um país de bananas (os políticos).

  3. Venho propor que o dia 9 de Abril, seja proclamado o dia da Impunidade nacional!
    Sr. PR, isto não é a justiça a funcionar, é a justiça a emperrar, a justiça a premiar o crime de colarinho branco, a isentá-lo de cauções e a proporcionar aos prevaricadores chorudas indemnizações pagas por quem foi roubado. Chamem-lhe o que quiserem, mas isto não é justiça!!! Isto é brincar com quem paga impostos!

  4. Não admira o clamor do povo, foi chamado pelo MP para o Big brother. È claro que com tantas horas de manipulação esperavam mais! Eu não conheço o Sr. Juiz, mas algo me dis que é pessoa confiável ao contrário dos outros. Nunca o vi o ‘MM. Juiz’ nas televisões a “vender” informação, a fazer passerele em publico ao contrário de outros que desfilam constantemente pela necessidade dos aplausos e de fazer passar a mensagem.

  5. Finalmente ouvi Rui Rio falar justo e acertado, embora de nada valha, pois, o país está contaminado de mafiosos que tudo dominam.

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …