Rio Ave recebeu incentivo de um adepto…do AC Milan

José Coelho / Lusa

Theo Hernandez, Bruno Moreira, Donnarumma; Rio Ave vs AC Milan

Surpreendente descida de divisão continua a ser assunto: Boavista entra na conversa e Vilas Boas demitiu-se.

O Rio Ave começou a época nas competições da UEFA mas acabou a época a descer para a II Liga. Na temporada em que esteve (literalmente) a segundos e a centímetros de distância de afastar o AC Milan da Liga Europa, a equipa de Vila do Conde foi despromovida pela primeira vez em mais de uma década.

Uma sequência negativa surpreendente foi fatal: mais de dois meses sem ganhar, e 11 jogos seguidos sem vitórias, entre março e maio. Apenas um triunfo nas últimas 14 partidas da época. E uma “quase humilhação” diante do Arouca, na liguilha, com uma derrota total por 5-0.

Mal terminou o segundo jogo com o Arouca, em Vila do Conde, André Vilas Boas apareceu na sala de imprensa ao lado do presidente adjunto Edmundo Alexandre (o presidente António Silva Campos estava infetado pelo novo coronavírus).

Vilas Boas foi direto, nos últimos instantes da conversa com os jornalistas: “Pedimos desculpa pela vergonha de época que fizemos”.

Nesta quinta-feira o Rio Ave anunciou a saída precisamente do seu diretor desportivo, André Vilas Boas. O ex-jogador do clube colocou o seu lugar à disposição e a direção do Rio Ave aceitou a sua demissão.

Apesar das desculpas, os adeptos do Rio Ave têm protestado nos últimos dias: presidente, direção, escolhas de mercado, jogadores… Todos são contestados. E, apesar das desculpas, um adepto comentou no Facebook: “Desculpas não aceites, até porque desceram mesmo.

No meio de tantos protestos escritos em português, salienta-se uma frase escrita em inglês. Jacopo Stocco, italiano e adepto…do AC Milan, apareceu na página oficial do Rio Ave para escrever: “Esperamos que nos encontremos em breve, boa sorte da parte de um adepto do AC Milan”.

Boavista pode “salvar” Rio Ave

O Rio Ave desceu de divisão em campo mas pode permanecer fora do campo. O advogado Pedro Macieirinha indicou, depois da assembleia da Liga, que o clube nortenho não vai deixar passar em branco incumprimentos de pressupostos financeiros de outros clubes.

Em causa está o Boavista, que precisamente nessa assembleia viu ser negado novo adiamento do pagamento da dívida (300 mil euros) à Liga, relacionada com a colocação do relvado no Estádio do Bessa.

“Veremos o que a Liga pretende: se pretende continuar com clubes incumpridores, ou se pretende que os clubes que cumprem se mantenham na alta esfera do futebol”, afirmou o advogado que representa o Rio Ave.

Recorde-se que, no ano passado, o Portimonense desceu de divisão mas acabou por continuar na I Liga porque o Vitória de Setúbal (além do Desportivo das Aves, que ficou em último) não cumpriu as exigências financeiras para continuar no primeiro escalão do futebol português.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …