Rio 2016: Portugal vence Honduras e lidera grupo no futebol

Orestis Panagiotou / EPA

Gonçalo Paciência celebra o 1-2 da selecção nacional frente às Honduras

Gonçalo Paciência celebra o 1-2 da selecção nacional frente às Honduras

Portugal deu um passo de ‘gigante’ rumo aos quartos de final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio2016, que pode assegurar nas próximas horas, ao vencer as Honduras por 2-1, com reviravolta.

A formação comandada por Rui Jorge entrou a perder, por culpa de um golo de Alberth Elis logo aos 31 segundos, mas já chegou ao intervalo na frente, com golos de Tobias Figueiredo (21 minutos) e Gonçalo Paciência (36), que já havia faturado face à Argentina (2-0).

Com dois triunfos e seis pontos, Portugal qualifica-se quarta-feira, na última ronda do Grupo D, com um empate face à Argélia, mas pode qualificar-se já hoje, bastando que os africanos não vençam os ‘albi-celestes’.

Face aos hondurenhos, que haviam batido a Argélia na estreia (3-2), a seleção lusa não sentiu facilidades, mas foi superior e teve mais oportunidades, sendo que até podia ter acabado o encontro mais descansada.

Para o embate com os argelinos, em Belo Horizonte, Rui Jorge não vai poder contar com Tobias Figueiredo e Sérgio Oliveira, que repetiram os amarelos da estreia, mas, em princípio, o encontro já nada decidirá em termos de apuramento.

A formação das ‘quinas’ entrou com o mesmo ‘onze’ do encontro com a Argentina: Bruno Varela, Fernando Fonseca, Edgar Iê, Tobias Figueiredo e Ricardo Esgaio, um meio-campo com Tomás Podstawski, André Martins, Sérgio Oliveira e Bruno Fernandes, este nas costas dos avançados Salvador Agra e Gonçalo Paciência.

Os hondurenhos, em ‘5-2-3’, começaram, praticamente, a ganhar: Romell Quioto arrancou pela esquerda e cruzou para o segundo poste, onde apareceu, acrobaticamente, Alberth Elis a bater Varela, com apenas 31 segundos disputados.

A seleção lusa não demorou, porém, a reagir, assumindo o comando do encontro, para chegar à igualdade aos 21 minutos, por Tobias Figueiredo, num cabeceamento colocado, à entrada da pequena área, depois de centro de Sérgio Oliveira.

Depois de chegar ao empate, Portugal tornou-se ainda mais perigoso e passou para a frente do marcador aos 36 minutos, com Gonçalo Paciência, tranquilo, a bater Luis Lopez, isolado, involuntariamente, por um remate falhado de Bruno Fernandes.

Até ao intervalo, Quioto teve, aos 38 minutos, uma grande ocasiões para restabelecer a igualdade, enquanto Portugal também podia ter chegado ao terceiro, nomeadamente por Salvador Agra, muito perdulário na primeira parte.

A equipa lusa entrou determinada a chegar ao terceiro golo no início da segunda parte e quase o conseguiu, nomeadamente numa tripla ocasião, aos 55 minutos, em que Lopez parou os ‘tiros’ consecutivos de André Martins, Salvador Agra e Gonçalo Paciência.

Com o passar dos minutos, Rui Jorge foi refrescando a equipa, lançando Carlos Mané (59 minutos), Pité (70) e Francisco Ramos (74), três jogadores que tiveram várias oportunidades para ‘acabar’ com o jogo.

Portugal não conseguiu, no entanto, o tento da tranquilidade e ainda passou por alguns sustos, em remates perigosos de Lozano (69 e 86 minutos) e Vargas (88).

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …