Descoberto rinoceronte gigante que viveu há 26,5 milhões de anos

(dr) Yu Chen

Uma ilustração do Paraceratherium linxiaense

Uma equipa de cientistas descobriu, no noroeste da China, os restos mortais de um rinoceronte gigante sem chifres, com 26,5 milhões de anos, um dos maiores mamíferos que já existiu na Terra.

De acordo com o site Live Science, a nova espécie – Paraceratherium linxiaense – foi batizada em homenagem ao local da sua descoberta, a Bacia Linxia, na província chinesa de Gansu.

O animal tinha oito metros de comprimento, media cerca de cinco metros e pesava até 24 toneladas, o equivalente a quatro elefantes africanos, disseram os investigadores.

Esta nova espécie é maior do que outros rinocerontes gigantes do mesmo género (Paraceratherium), afirmou Deng Tao, diretor e professor do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e de Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências e autor principal do estudo publicado, a 17 de junho, na revista científica Communications Biology.

Os ossos do crânio e da mandíbula mostraram que o P. linxiaense tinha uma cabeça gigante de 1,1 metros de comprimento; um pescoço longo; dois incisivos em forma de presa que apontavam para baixo e uma fossa nasal profunda, indicando que o animal tinha um tronco parecido com o de uma anta (ou tapir, como também é conhecido).

Segundo Tao, este rinoceronte apoiava-se em quatro longas pernas, que eram boas para correr, e a sua cabeça podia atingir alturas de até sete metros, ideal “para procurar folhas nas copas das árvores”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …