Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento ao interpor um incidente de recusa da juíza titular do caso, Mariana Gomes Machado, para o Tribunal da Relação.

O pedido de Salgado tinha como base dois argumentos: o primeiro, o facto de Mariana Gomes Machado ser sobrinha da ex-eurodeputada Ana Gomes e de esta ter proferido por várias vezes opiniões contrárias a Salgado. A segunda, que a juíza, em conjunto com as restantes juízas do TCRS, tinha feito declarações ao Expresso sobre as condições precárias do tribunal onde trabalham e que poderiam levar à prescrição de processos.

No entanto, o juiz conselheiro Carlos Melo Marinho não concorda com os argumentos da defesa de Salgado e diz que as suas alegações são graves e “manifestamente desprovidas de sentido e razoabilidade”.

Refere ainda que dá ideia que este incidente de recusa, apresentado a 72 horas do início do julgamento, teve como objetivo “evitar o início da audiência de julgamento no momento devido” dado tratar-se de um processo “de grande urgência”.

O juiz não aceitou a tese de que as declarações de Ana Gomes pudessem pôr em causa a imparcialidade de Mariana Machado, já que “ninguém pode ser punido pelo que diz ou faz um seu familiar”.

Por sua vez, Salgado defendia-se ainda dizendo que, não sendo as críticas atribuíveis à juíza, era público que era sobrinha de Ana Gomes e isso contaminaria o processo.

Carlos Marinho recusou e disse que parece haver uma “tese peregrina” de que “um juiz não pode ter como familiar uma personalidade pública que expresse as suas opiniões”.

Por outro lado, há dois meses, o Expresso escreveu sobre as condições do TCRS e as três juízas, incluindo Mariana Machado, falavam da falta de salas que poderia pôr alguns processos em risco de prescrição.

A defesa de Salgado usou este artigo do Expresso, argumentando que as declarações da juíza “suscitam o risco de suspeita de conduta”.

A Relação ironiza com esta questão uma vez que, no entender do juiz conselheiro, também Salgado deveria manifestar-se pelo risco de prescrição para provar a sua inocência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …