/

Externato Ribadouro vai contestar em tribunal suspensão devido a inflação de notas

1

Valter Campanato / ABr

O Externato Ribadouro vai contestar em tribunal as decisões do Ministério da Educação, tomadas na sequência de um conjunto de processos disciplinares abertos pela Inspetor-geral de Educação e Ciência (IGEC) devido à prática de inflação de notas internas dos estudantes.

Alfredo Caseiro de Almeida, que pertence à direção pedagógica do colégio e faz assessoria jurídica do grupo Ribadouro, disse ao Público que “uma vez analisadas as decisões, verifica-se que carecem de fundamento, quer de facto quer de direito, pelo que se irá recorrer para tribunal”.

No seguimento das acusações, a diretora da instituição de ensino foi suspensa, medida que se deverá prolongar por um ano. A responsável Externato Ribadouro recebeu a sanção máxima prevista na lei.

De recordar que a IGEC detetou problemas na ação da diretora pedagógica do Ribadouro que se repetiram ao longo dos anos 2017/2018 e 2018/2019.

Neste sentido, surgiram nas pautas dos alunos notas diferentes das que tinham sido aprovadas pelos conselhos de turma. Além disso, houve outros problemas identificados e que punham em causa a fiabilidade das notas atribuídas, consequência de vários incumprimentos das regras de classificação.

A tutela tinha anunciado, em dezembro de 2019, a abertura de 20 inquéritos, a maioria dos quais envolvia colégios privados, devido à inflação das notas internas dos alunos, com o objetivo de elevar as suas médias e facilitar a entrada no ensino superior. Desde essa altura que se sabia que três destes processos envolviam o Externato Ribadouro.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.