Federação espanhola abre processo a Juan Cala por insulto racista

Roman Rios / EPA

Mouctar Diakhaby a abandonar o terreno de jogo com os seus colegas de equipa

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) abriu um processo disciplinar a Juan Cala para “esclarecer” se existiram insultos racistas dirigidos a Mouctar Diakhaby.

“É imprescindível atuar com firmeza em relação a qualquer ação, manifestação ou declaração suscetível de violência, racismo, xenofobia ou intolerância no futebol. Por essa razão, foi aberto um processo disciplinar extraordinário a Juan Cala, para esclarecer a natureza e o alcance dos factos, para depois ser ou não aplicada uma sanção”, lê-se num comunicado do Comité de Competição da RFEF.

O organismo acrescentou que esta medida surge após a receção do relatório do diretor de Integridade e Segurança da RFEF e de uma carta do Valência. Os dois clubes já congratularam a federação pela abertura do processo.

Em causa está o incidente ocorrido no encontro do último domingo, da 29.ª jornada da liga espanhola, em que Mouctar Diakhaby abandonou o relvado, seguido do resto da equipa che, por, alegadamente, ter sido alvo de um insulto racista por parte de Cala.

O encontro esteve interrompido durante largos minutos, mas acabou por ser reatado, sem Diakhaby, que acabou por ser substituído, e terminou com um triunfo do Cádiz, a jogar em casa, por 2-1, com Cala a marcar um dos golos da sua equipa.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, o central, de 31 anos, explicou que se desentendeu com Diakhaby durante a partida, mas que em nenhum momento existiu qualquer tipo de palavras ou ofensas racistas.

Cala considerou ainda que está a ser vítima de um “linchamento dos media”, tendo anunciado que irá tomar medidas legais.

No mesmo dia, o defesa francês, de 24 anos, utilizou as redes sociais do Valência para reforçar que foi alvo de um insulto racista por parte de Cala.

“Em Cádiz, no domingo, há uma jogada em que um jogador me insulta e as suas palavras são ‘preto de m…’. Isso é intolerável e não posso consentir. Todos vocês viram a minha reação. Isso não pode acontecer na vida normal, nem no futebol, que é um desporto de respeito”, referiu Diakhaby.

O Valência também reagiu à conferência de imprensa, “lamentando profundamente as suas declarações” e considerando que o jogador do Cádiz “perdeu uma grande oportunidade de assumir o seu erro e pedir desculpa”.

No relatório do árbitro, o juiz do encontro escreveu que Diakhaby comunicou a todos os membros da sua equipa (assistentes e quarto árbitro) que tinha sido alvo de um insulto racista por parte de Cala, mas realçou que tal não foi ouvido por ninguém.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.