O Paris Saint-Germain (PSG) vive uma crise de resultados e está com um pé fora da Liga dos Campeões, depois da derrota com o Bayern de Munique. Se a eliminação acontecer, o treinador Christophe Galtier pode ser substituído por José Mourinho.
Christophe Galtier é, neste momento, um treinador com “a cabeça a prémio”. Os maus resultados do PSG, que perdeu os três últimos jogos, o último dos quais na Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique (0-1), colocam o futuro do técnico em xeque.
O conselheiro desportivo do PSG, o português Luís Campos, já estará em marcha em busca de potenciais substitutos. E, segundo o site especializado em transferências Foot Mercato, já contactou José Mourinho a pensar “numa futura eventual colaboração”.
Galtier desperta “cepticismo dentro do seu balneário” por não conseguir “encontrar as chaves para reiniciar a máquina e porque a disciplina anunciada esbarra no individualismo de alguns”, aponta o Foot Mercato.
Assim, o lugar do treinador está “claramente ameaçado”, analisa o site, frisando que Luís Campos também está em xeque.
Deste modo, se Luís Campos “quiser continuar a aventura no PSG terá de encontrar uma solução alternativa, mesmo que isso signifique sacrificar Galtier”, destaca o mesmo site.
PSG precisa de um “treinador estrela” como Mourinho
É, neste enquadramento, que Mourinho surge como hipótese. Luís Campos terá feito “contactos recentes” com o actual treinador da AS Roma que já foi apontado, por várias vezes, como hipótese para o PSG.
Adeptos e comentadores de futebol acreditam que o PSG precisa de um “treinador estrela” que seja capaz de lidar com as muitas vedetas do clube parisiense. E Mourinho já provou, ao longo da sua carreira, que pode lidar com os egos mais inflamados.
“No PSG, José Mourinho não teria sentimentalismos, e não teria problemas em colocar Kylian Mbappé, que adora, no centro do projecto”, destaca o Foot Mercato.
Além do mais, o treinador português reencontraria no PSG João Sacramento que foi seu adjunto no Tottenham e na AS Roma, e que integra actualmente a equipa técnica de Galtier.
Zidane é o sonho dos parisienses
Apesar de tudo, o grande sonho do PSG continua a ser Zinedine Zidane, aponta ainda o Foot Mercato.
O site Le10sport.com anunciou, no Verão passado, que o PSG abordou Zidane antes de contratar Galtier. Mas, na altura, levou uma nega do antigo jogador e ex-treinador do Real Madrid.
Nessa altura, Zidane ainda tinha esperanças de se tornar no Seleccionador de França, mas Didier Deschamps acabou por manter-se no cargo.
Falta saber se, agora, ou no fim da temporada, Zidane voltará a dizer não ao PSG. Para já, o antigo craque francês assinou com a Alpine, tornando-se no Embaixador da equipa na Fórmula 1.
Revolução a caminho
O que parece certo é que o PSG sofrerá uma espécie de revolução no fim da época, a começar pela provável saída de Lionel Messi que não estará disposto a renovar com o PSG
Mas também se especula que Neymar pode sair para a Premier League, apesar de ter renovado contrato recentemente.
O que é certo é que Galtier não deverá ser “o homem do leme” na próxima temporada – até pode ser despedido de imediato se o PSG for eliminado da Liga dos Campeões pelo Bayern.
O jornal L´Équipe noticiou, numa das suas recentes edições impresas, um “movimento de contestação” no seio do balneário, nomeadamente contra as mais recentes contratações do clube feitas por Luís Campos.
Estes rumores não foram confirmados, mas é evidente que o clima já esteve melhor para os lados de Paris. E com os dias cinzentos, é seguro que haverá mudanças – é preciso esperar para as ver acontecer.