Revolta de pais com problemas nas matrículas obrigou à intervenção da polícia

Manuelvbotelho / Wikimedia

Escola Secundária Pedro Nunes

Um protesto de pais contra as alegadas irregularidades nas matrículas na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, por causa de supostas moradas falsas, obrigou a polícia a intervir para acalmar os ânimos.

O relato do caso é feito pelo Público que atesta que as autoridades foram chamadas à Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, na segunda-feira de manhã, para controlar os ânimos, enquanto um grupo de encarregados de educação protestava por não ter conseguido vaga para os seus filhos no estabelecimento de ensino.

Os pais queriam falar com a direcção da escola que se recusava a recebê-los. Só depois da chegada da polícia, é que os responsáveis do estabelecimento se prontificaram a ouvir as reclamações dos encarregados de educação, conta o jornal.

Trata-se de uma polémica que tem sido recorrente, nos últimos anos, com vários pais a denunciarem irregularidades nas matrículas, nomeadamente o recurso a moradas falsas para garantir vagas em certas escolas, o que acaba por prejudicar outros alunos que moram de facto próximo dos estabelecimentos de ensino em causa.

Em algumas situações, os pais não conseguem vagas em escolas onde já têm outros filhos inscritos.

A direcção da Escola Secundária Pedro Nunes recusou-se a comentar o caso ao Público. Já o Ministério da Educação aconselha os pais a denunciarem as “irregularidades” que detectem à Inspecção-Geral da Educação e Ciência, conforme cita o diário.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois os cidadãos tem que denunciar as falsas moradas…
    As entidades públicas limitam-se a aceitar um simples “moro em …..” sem depois validarem esses dados.

    Uma forma simples e expedita de fazerem a validação é pela leitura do cartão do cidadão… Já pensaram nisso…

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …