/

Pedido de revisão dos exames nacionais sobe nota a 75% dos estudantes

Marcos Santos / USP Imagens

Dos 5.095 alunos que pediram reapreciação dos exames nacionais do 12º ano, na primeira e segunda fases, 75% viram as suas notas subirem.

Segundo dados do Ministério da Educação, divulgados pelo Jornal de Notícias, dos 5.095 estudantes que pediram reapreciação dos exames nacionais do 12º ano, na primeira e segunda fases, 75% viram as suas notas subirem.

De acordo com o diário, o exame nacional de Português foi aquele que motivou o maior número de solicitações de revisão: os resultados dos 1.555 estudantes revelam que valeu a pena submeter a prova à avaliação de um professor relator.

Apesar de o facto de as notas subirem nem sempre significar a entrada no curso superior pretendido, o pior é sentir que a forma como os exames foram corrigidos e reapreciados não foi justa. Este é o caso de Mariana Valentim, que concluiu o 12º ano, e foi penalizada em 30 pontos devido à grafia.

Como conta o JN, descontaram-lhe os “M” e os “P” que escreveu com um tamanho de letra maior ao longo de toda a prova, como sempre fez na escola.

“Os professores quando veem as provas estão sob uma pressão enorme, devido ao tempo, aos inúmeros critérios e às revisões do próprio exame. Cada pergunta é sujeita a quatro ou cinco avaliações”, justificou a presidente da Associação de Professores de Português, Filomena Viegas.

Na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, as médias das cinco provas mais concorridas foram positivas. As classificações dos exames de Português e Matemática A do 12º ano foram melhores do que as das provas do ano passado.

A classificação média na disciplina de Português aumentou 0,8 valores, e situa-se atualmente nos 11,8 valores. Já no que diz respeito à Matemática, a subida é de 0,6 valores, registando-se 11,5 valores de média. História A verificou uma das maiores subidas nestes exames, com um aumento de 0,9 valores, situando a média em 10,4 valores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.