Revelados os segredos do quadro “Os Girassóis” de Van Gogh

“Os Girassóis” é uma das pinturas mais famosas do Museu Van Gogh de Amesterdão. Apesar de ser muito famosa, a imagem ainda esconde alguns segredos.

A galeria de arte holandesa estuda a pintura há anos. De facto, há alguns meses, e como resultado dessa análise, o centro decretou que não seria emprestada novamente, dado que mudanças na temperatura, humidade e vibrações de transporte, poderiam danificar seriamente a obra-prima.

Uma equipa liderada por Ella Hendriks, professora de conservação da Universidade de Amesterdão, estudou cada centímetro da pintura do museu usando uma combinação de técnicas espectroscópicas de micro-análise e não invasivas, incluindo ultravioleta, infravermelho, luz visível e tecnologia de raios.

Agora, e como a Artnet relata, várias das descobertas que levaram ao longo estudo de “Os Girassóis”, feito com tecnologia de ponta do mundo da arte, já são conhecidas.

Os scans feitos à pintura revelaram a existência de duas impressões digitais na parte superior da obra. Segundo Ella Hendriks, o mais lógico é que é a impressão digital pertença ao próprio Van Gogh.

Depois de começar a pintura, Van Gogh deverá ter pensado que a tela era demasiado pequena para o quadro. Por essa razão, pregou uma tira de madeira nas costas para aumentar a superfície disponível para a pintura.

A pintura sofreu várias restaurações ao longo da sua história. Por exemplo, os vernizes aplicados na primeira metade do século XX, que hoje amarelam a aparência da pintura e não podem ser eliminados, foram fundidos em várias partes com a mesma pintura.

Sabe-se que o restaurador holandês Jan Cornelis Traas trabalhou na pintura em 1927 e 1961, mas pouco se sabia sobre o que fez, porque não manteve nenhum registo do processo.

Depois de reexaminar o trabalho com novas tecnologias, a equipa determinou que a pintura foi revestida com uma camada de verniz em 1927, que foi posteriormente removida. Foi envernizada duas vezes em 1961. Envernizar pinturas do século XIX não seria feito hoje, mas era “muito típico” no século XX.

No final da década de 1990, a pintura recebeu um revestimento de resina de cera para proteger a superfície da tinta. Esta cera, que ao longo do tempo ficou ligeiramente branca, foi removida durante o recente tratamento de conservação.

Há outros famosos “Os Girassóis” de Van Gogh, que fez vários quadros desta série. Neste estudo, a pintura do Museu Vangogh foi comparada com a da National Gallery, de Londres. Existem variações na paleta do artista e na pincelada e o traçado é completamente diferente. Segundo Hendricks, Van Gogh estaria a tentar melhorar as suas flores.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “Há outros famosos “Os Girassóis” de Van Gogh, uma fez que quadros desta série. Neste estudo, os de Amesterdão compararam-nos com os da National Gallery de Londres. ”

    Que diabo quer dizer isto?!

  2. A pinrura sofreu várias restaurações ao longo da sua história.
    RESTAUROS é o termo correto!
    Restauração prende-se com Restaurantes e afins.

    • Cara leitora,

      Obrigado pelo seu reparo.
      Segundo o Priberam, dicionário que usamos no ZAP, o termo “restauração” está correcto (sendo, entre outros, sinónimo de “restauro”)

      Res·tau·ra·ção
      restauração | s. f.
      derivação fem. sing. de restaurar
      Substantivo feminino (latim restauratio, -onis, renovação)
      1. Acto ou efeito de restaurar. = RESTAURAMENTO, RESTAURO
      2. Restabelecimento; recomposição.
      3. Reparação ou conserto de algo que está em mau estado de conservação. = RESTAURO
      4. Retorno a uma situação ou estado anterior.
      5. [História] Reaquisição da independência nacional.
      restauração“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      Curiosamente, o dicionario em causa nem sequer refere o uso que no fim do século passado a economia começou a dar à actividade dos estabelecimentos comerciais onde se preparam e servem comidas – que tomou para o efeito o termo francês restaurant.

RESPONDER

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …