Desvendado o mistério da cratera do “fim do mundo” da Sibéria

CV Bulka / YouTube

Um grupo de cientistas russos concluiu que a misteriosa cratera formada em 2014 na península de Yamal, no norte da Sibéria, foi resultado de uma atividade incomum de criovulcanismo na Terra.

Por norma, os fenómenos de criovulcanismo são encontrados em outros planetas e satélites. Um criovulcão é um vulcão de gelo e água, mas a sua estrutura básica é muito semelhante às formações vulcânicas do nosso planeta.

Em condições de temperaturas extremamente baixas, o criovulcão não expele rochas derretidas, mas antes água e outros compostos químicos, como metano e amoníaco, em diferentes estados físicos.

De acordo com o novo estudo, publicado nesta semana na revista Scientific Reports, a cratera de Yamal parece ter resultado do colapso de um grande pingo – uma pequena colina típica das regiões polares – que se formou no interior de um lago de degelo que posteriormente acabou por secar.

Os pingos formam-se quando os lagos secam nas regiões com permafrost – camada de solo permanentemente congelado. Ao secarem, a água que existe no subsolo do reservatório, que encontra-se congelada, exerce pressão sobre a terra à superfície, dando origem à estrutura cónica.

A cratera do “fim do mundo”, como ficou reconhecida, foi descoberta em 2014 na península de Yamal e, desde então, a sua misteriosa origem levantou dúvidas. As teorias sobre a sua origem foram-se multiplicando e iam desde a queda de um meteorito até ao derretimento do permafrost causado pelo aquecimento global.

No outono de 2016, a cratera de Yamal encheu-se de água, tornando-se um lago com 52 metros de profundidade e 25 de diâmetro. Agora, quatro anos após a sua descoberta, os fenómenos do criovulcanismo explicam a sua origem.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só descobriram agora, porque andaram entretidos a explorar outros planetas, enquanto neste planeta, que é o deles e o de todos nós, continuam por desvender mistérios e por explicar inúmeros fenómenos, nos oceanos, nos gelos, na superfície terrestre, na atmosfera, no subsolo, etc etc etc…..

    • Claro. Os 3 cientistas que que existem no mundo, de manhã quando chegam ao laboratório têm de decidir se vão trabalhar para descobrir o que se passa neste planeta, ou se vão descobrir o que se passa nos outros planetas. Normalmente escolhem a segunda opção porque recebem mais à hora

      • Que palermice. Primeiro não há só 3 cientistas, parece há 7. Segundo, os cientistas não recebem à hora, recebem ao ano, dependendo o valor da marca de shampoo que os patrocina através de mecenato. Realmente, ó Sarcástico, já vi sarcasmo melhor, razão pela qual utilizei a ironia da 2ª liga distrital.

      • Finalmente, “a capacidade de abrangência varia na razão inversa do discernimento” – Phill Oakey (não vale a pena pesquisar no Google quem é)

    • Caro Sousa,
      Esqueces porém todos aqueles cientistas, que trabalhando afincadamente em dezenas de áreas do conhecimento, contribuíram para permitir que uma mente básica como a tua possa escrever um texto nesta plataforma online.
      O texto está sem erros mas desprovido de sentido, lógica e humor.
      Talvez penses que toda esta tecnologia tenha aparecido por obra e graça de um ex-banqueiro…
      Poupem-nos…

      • Mente básica é a tua, caso contrário não levarias a sério os comentários produzidos num espaço vadio como este a que chamas de plataforma online. Mas enfim, valham-nos as mentes iluminadas e esclarecidas para tornar a nossa existência menos penosa e para nos lembrar que isto hoje é possível graças ao trabalho de muitos. Já agora, se possível, e dado que nunca agradeci a ninguém por isto que acabo de referir, gostaria dos contactos de todos quantos tornaram possível esta coisa linda de escrever palermices que são levadas a sério por Alguém. E já que estou com o lápis na mão (literalmente), muito obrigado pela classificação “sem erros” ao meu texto.

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …