Desvendado o mistério da cratera do “fim do mundo” da Sibéria

CV Bulka / YouTube

Um grupo de cientistas russos concluiu que a misteriosa cratera formada em 2014 na península de Yamal, no norte da Sibéria, foi resultado de uma atividade incomum de criovulcanismo na Terra.

Por norma, os fenómenos de criovulcanismo são encontrados em outros planetas e satélites. Um criovulcão é um vulcão de gelo e água, mas a sua estrutura básica é muito semelhante às formações vulcânicas do nosso planeta.

Em condições de temperaturas extremamente baixas, o criovulcão não expele rochas derretidas, mas antes água e outros compostos químicos, como metano e amoníaco, em diferentes estados físicos.

De acordo com o novo estudo, publicado nesta semana na revista Scientific Reports, a cratera de Yamal parece ter resultado do colapso de um grande pingo – uma pequena colina típica das regiões polares – que se formou no interior de um lago de degelo que posteriormente acabou por secar.

Os pingos formam-se quando os lagos secam nas regiões com permafrost – camada de solo permanentemente congelado. Ao secarem, a água que existe no subsolo do reservatório, que encontra-se congelada, exerce pressão sobre a terra à superfície, dando origem à estrutura cónica.

A cratera do “fim do mundo”, como ficou reconhecida, foi descoberta em 2014 na península de Yamal e, desde então, a sua misteriosa origem levantou dúvidas. As teorias sobre a sua origem foram-se multiplicando e iam desde a queda de um meteorito até ao derretimento do permafrost causado pelo aquecimento global.

No outono de 2016, a cratera de Yamal encheu-se de água, tornando-se um lago com 52 metros de profundidade e 25 de diâmetro. Agora, quatro anos após a sua descoberta, os fenómenos do criovulcanismo explicam a sua origem.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só descobriram agora, porque andaram entretidos a explorar outros planetas, enquanto neste planeta, que é o deles e o de todos nós, continuam por desvender mistérios e por explicar inúmeros fenómenos, nos oceanos, nos gelos, na superfície terrestre, na atmosfera, no subsolo, etc etc etc…..

    • Claro. Os 3 cientistas que que existem no mundo, de manhã quando chegam ao laboratório têm de decidir se vão trabalhar para descobrir o que se passa neste planeta, ou se vão descobrir o que se passa nos outros planetas. Normalmente escolhem a segunda opção porque recebem mais à hora

      • Que palermice. Primeiro não há só 3 cientistas, parece há 7. Segundo, os cientistas não recebem à hora, recebem ao ano, dependendo o valor da marca de shampoo que os patrocina através de mecenato. Realmente, ó Sarcástico, já vi sarcasmo melhor, razão pela qual utilizei a ironia da 2ª liga distrital.

      • Finalmente, “a capacidade de abrangência varia na razão inversa do discernimento” – Phill Oakey (não vale a pena pesquisar no Google quem é)

    • Caro Sousa,
      Esqueces porém todos aqueles cientistas, que trabalhando afincadamente em dezenas de áreas do conhecimento, contribuíram para permitir que uma mente básica como a tua possa escrever um texto nesta plataforma online.
      O texto está sem erros mas desprovido de sentido, lógica e humor.
      Talvez penses que toda esta tecnologia tenha aparecido por obra e graça de um ex-banqueiro…
      Poupem-nos…

      • Mente básica é a tua, caso contrário não levarias a sério os comentários produzidos num espaço vadio como este a que chamas de plataforma online. Mas enfim, valham-nos as mentes iluminadas e esclarecidas para tornar a nossa existência menos penosa e para nos lembrar que isto hoje é possível graças ao trabalho de muitos. Já agora, se possível, e dado que nunca agradeci a ninguém por isto que acabo de referir, gostaria dos contactos de todos quantos tornaram possível esta coisa linda de escrever palermices que são levadas a sério por Alguém. E já que estou com o lápis na mão (literalmente), muito obrigado pela classificação “sem erros” ao meu texto.

RESPONDER

Ex-Presidente do Zimbabué Robert Mugabe morreu vítima de cancro

O ex-Presidente do Zimbabué, que morreu no passado dia 6 de setembro num hospital em Singapura, sofria de cancro em fase terminal, anunciou esta segunda-feira o novo chefe de Estado do país. O atual Presidente, …

Britânicos que divulgaram imagens de Emiliano Sala na morgue condenados a pena de prisão

Os dois britânicos acusados de terem acedido e divulgado imagens do corpo do jogador argentino, que faleceu num acidente de avião, foram condenados a penas de prisão efetivas. Segundo o Observador, um homem e uma mulher …

Lionel Messi ganha prémio The Best pela sexta vez

O futebolista argentino conquistou, pela sexta vez, o prémio The Best da FIFA, , durante a cerimónia que decorreu em Milão, Itália, sucedendo ao croata Luka Modric. O argentino Lionel Messi, de 32 anos, regressou ao lote …

Lágrimas de cristal. Jovem chora "diamantes" em vez de lágrimas

Em vez de lágrimas, Satenik Kazarián chora pequenos cristais. Os médicos ainda não conseguiram obter um diagnóstico preciso da doença, que tem tornado a vida desta jovem num autêntico "inferno". Satenik Kazarián, uma arménia de apenas …

UGT defende aumento do salário mínimo para 660 euros em 2020

A União Geral de Trabalhadores (UGT) reivindicou, esta segunda-feira, a subida do salário mínimo para 660 euros em 2020, para que se atinja um patamar de, pelo menos, 800 euros no final da próxima legislatura …

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …