Desvendado o mistério da cratera do “fim do mundo” da Sibéria

CV Bulka / YouTube

Um grupo de cientistas russos concluiu que a misteriosa cratera formada em 2014 na península de Yamal, no norte da Sibéria, foi resultado de uma atividade incomum de criovulcanismo na Terra.

Por norma, os fenómenos de criovulcanismo são encontrados em outros planetas e satélites. Um criovulcão é um vulcão de gelo e água, mas a sua estrutura básica é muito semelhante às formações vulcânicas do nosso planeta.

Em condições de temperaturas extremamente baixas, o criovulcão não expele rochas derretidas, mas antes água e outros compostos químicos, como metano e amoníaco, em diferentes estados físicos.

De acordo com o novo estudo, publicado nesta semana na revista Scientific Reports, a cratera de Yamal parece ter resultado do colapso de um grande pingo – uma pequena colina típica das regiões polares – que se formou no interior de um lago de degelo que posteriormente acabou por secar.

Os pingos formam-se quando os lagos secam nas regiões com permafrost – camada de solo permanentemente congelado. Ao secarem, a água que existe no subsolo do reservatório, que encontra-se congelada, exerce pressão sobre a terra à superfície, dando origem à estrutura cónica.

A cratera do “fim do mundo”, como ficou reconhecida, foi descoberta em 2014 na península de Yamal e, desde então, a sua misteriosa origem levantou dúvidas. As teorias sobre a sua origem foram-se multiplicando e iam desde a queda de um meteorito até ao derretimento do permafrost causado pelo aquecimento global.

No outono de 2016, a cratera de Yamal encheu-se de água, tornando-se um lago com 52 metros de profundidade e 25 de diâmetro. Agora, quatro anos após a sua descoberta, os fenómenos do criovulcanismo explicam a sua origem.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só descobriram agora, porque andaram entretidos a explorar outros planetas, enquanto neste planeta, que é o deles e o de todos nós, continuam por desvender mistérios e por explicar inúmeros fenómenos, nos oceanos, nos gelos, na superfície terrestre, na atmosfera, no subsolo, etc etc etc…..

    • Claro. Os 3 cientistas que que existem no mundo, de manhã quando chegam ao laboratório têm de decidir se vão trabalhar para descobrir o que se passa neste planeta, ou se vão descobrir o que se passa nos outros planetas. Normalmente escolhem a segunda opção porque recebem mais à hora

      • Que palermice. Primeiro não há só 3 cientistas, parece há 7. Segundo, os cientistas não recebem à hora, recebem ao ano, dependendo o valor da marca de shampoo que os patrocina através de mecenato. Realmente, ó Sarcástico, já vi sarcasmo melhor, razão pela qual utilizei a ironia da 2ª liga distrital.

      • Finalmente, “a capacidade de abrangência varia na razão inversa do discernimento” – Phill Oakey (não vale a pena pesquisar no Google quem é)

    • Caro Sousa,
      Esqueces porém todos aqueles cientistas, que trabalhando afincadamente em dezenas de áreas do conhecimento, contribuíram para permitir que uma mente básica como a tua possa escrever um texto nesta plataforma online.
      O texto está sem erros mas desprovido de sentido, lógica e humor.
      Talvez penses que toda esta tecnologia tenha aparecido por obra e graça de um ex-banqueiro…
      Poupem-nos…

      • Mente básica é a tua, caso contrário não levarias a sério os comentários produzidos num espaço vadio como este a que chamas de plataforma online. Mas enfim, valham-nos as mentes iluminadas e esclarecidas para tornar a nossa existência menos penosa e para nos lembrar que isto hoje é possível graças ao trabalho de muitos. Já agora, se possível, e dado que nunca agradeci a ninguém por isto que acabo de referir, gostaria dos contactos de todos quantos tornaram possível esta coisa linda de escrever palermices que são levadas a sério por Alguém. E já que estou com o lápis na mão (literalmente), muito obrigado pela classificação “sem erros” ao meu texto.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …