Reveladas mais de 100 páginas de novos manuscritos de Einstein

(dr)

A Universidade Hebraica de Jerusalém deu a conhecer um total de 110 páginas de manuscritos escritos por Albert Einstein, com reflexões científicas e pessoais.

As páginas, cuja maioria nunca tinha sido exposta a público, incluem reflexões pessoais e científicas, muitas delas escritas entre 1944 e 1948. Entre elas há quatro cartas de Einstein endereçada ao seu colega e amigo Michele Besso.

Três destas cartas, escritas em 1916, referem-se a uma “ideia gloriosa” que Einstein teve sobre a absorção e emissão de luz por parte dos átomos, ideia que mais tarde se converteria na base da tecnologia laser.

Os manuscritos incluem um manuscrito inédito, apêndice de um artigo científico sobre a Teoria Unificada que Einstein apresentou à Academia Prussiana de Ciências em 1930. O cientista alemão dedicou os últimos 20 anos da sua vida a tentar unificar as forças da natureza numa única teoria, segundo Hanoch Gutfreund, diretor dos Arquivos de Einstein na Universidade Hebraica, que descreve as páginas como “típicas da sua mente criativa”.

“Completou páginas inteiras de cálculo matemático com muito pouco texto: eram uma preparação para artigos assombrosos ou resumos de ideias enquanto lutava por formular a Teoria Unificada”, defendeu.

Reflexões sobre o nazismo

As cartas também mostram os sentimentos de Einstein sobre o clima político que se vivia na época na Europa, como judeu que crescera na Alemanha.

Numa carta de 1935, escrita dos EUA para o seu filho Hans Albert, na Suíça, Einstein mostrou preocupação pela agravamento da situação na Europa e o surgimento do partido nazi na Alemanha, se bem que também expressou uma cautelosa esperança numa melhoria gradual no seu país natal.

Espero que não tenhamos uma guerra na Europa primeiro… O resto da Europa está a começar a levar a coisa a sério, especialmente os ingleses. Se tivessem caído há um ano e meio, teria sido melhor e mais fácil”, diz o carta.

Einstein deixou a Alemanha pouco antes de Adolf Hitler chegar ao poder em 1933, renunciando à cidadania alemã. Ele mudou-se para os Estados Unidos, onde obteve cidadania em 1940. Em 1952, Einstein recebeu a presidência de Israel, mas rejeitou-a.

O cientista descreveu o seu vínculo com o povo judeu como forte e legou os seus escritos pessoais e científicos à Universidade Hebraica, o que levou à fundação dos Arquivos Albert Einstein. Até ao momento, os arquivos permitiram que 80 mil manuscritos, artigos de correspondência, fotografias e materiais de realizações científicas, atividades públicas e a vida privada de Einstein fossem acessíveis ao público.

Os novos manuscritos foram adquiridos para os arquivos como um presente filantrópico da Crown-Goodman Family Foundation, em Chicago. Foram comprados de um colecionador particular em Chapel Hill, Carolina do Norte.

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …