Reveladas mais de 100 páginas de novos manuscritos de Einstein

(dr)

A Universidade Hebraica de Jerusalém deu a conhecer um total de 110 páginas de manuscritos escritos por Albert Einstein, com reflexões científicas e pessoais.

As páginas, cuja maioria nunca tinha sido exposta a público, incluem reflexões pessoais e científicas, muitas delas escritas entre 1944 e 1948. Entre elas há quatro cartas de Einstein endereçada ao seu colega e amigo Michele Besso.

Três destas cartas, escritas em 1916, referem-se a uma “ideia gloriosa” que Einstein teve sobre a absorção e emissão de luz por parte dos átomos, ideia que mais tarde se converteria na base da tecnologia laser.

Os manuscritos incluem um manuscrito inédito, apêndice de um artigo científico sobre a Teoria Unificada que Einstein apresentou à Academia Prussiana de Ciências em 1930. O cientista alemão dedicou os últimos 20 anos da sua vida a tentar unificar as forças da natureza numa única teoria, segundo Hanoch Gutfreund, diretor dos Arquivos de Einstein na Universidade Hebraica, que descreve as páginas como “típicas da sua mente criativa”.

“Completou páginas inteiras de cálculo matemático com muito pouco texto: eram uma preparação para artigos assombrosos ou resumos de ideias enquanto lutava por formular a Teoria Unificada”, defendeu.

Reflexões sobre o nazismo

As cartas também mostram os sentimentos de Einstein sobre o clima político que se vivia na época na Europa, como judeu que crescera na Alemanha.

Numa carta de 1935, escrita dos EUA para o seu filho Hans Albert, na Suíça, Einstein mostrou preocupação pela agravamento da situação na Europa e o surgimento do partido nazi na Alemanha, se bem que também expressou uma cautelosa esperança numa melhoria gradual no seu país natal.

Espero que não tenhamos uma guerra na Europa primeiro… O resto da Europa está a começar a levar a coisa a sério, especialmente os ingleses. Se tivessem caído há um ano e meio, teria sido melhor e mais fácil”, diz o carta.

Einstein deixou a Alemanha pouco antes de Adolf Hitler chegar ao poder em 1933, renunciando à cidadania alemã. Ele mudou-se para os Estados Unidos, onde obteve cidadania em 1940. Em 1952, Einstein recebeu a presidência de Israel, mas rejeitou-a.

O cientista descreveu o seu vínculo com o povo judeu como forte e legou os seus escritos pessoais e científicos à Universidade Hebraica, o que levou à fundação dos Arquivos Albert Einstein. Até ao momento, os arquivos permitiram que 80 mil manuscritos, artigos de correspondência, fotografias e materiais de realizações científicas, atividades públicas e a vida privada de Einstein fossem acessíveis ao público.

Os novos manuscritos foram adquiridos para os arquivos como um presente filantrópico da Crown-Goodman Family Foundation, em Chicago. Foram comprados de um colecionador particular em Chapel Hill, Carolina do Norte.

PARTILHAR

RESPONDER

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …