Reveladas as imagens do Titanic com melhor qualidade de sempre

1

Uma equipa de expedição comercial capturou as imagens do Titanic com a mais alta qualidade de sempre. A OceanGate Expeditions partilhou um vídeo de um minuto do navio, o primeiro e único vídeo em 8K do naufrágio.

A OceanGate leva turistas em submersíveis a visitar naufrágios e desfiladeiros submarinos. Inevitavelmente, o naufrágio do Titanic é um dos favoritos dos clientes, que estão dispostos a pagar uma pequena fortuna para visitar o local.

Não é para todos. Desde a sua descoberta em 1985, menos de 250 pessoas viram pessoalmente o Titanic e os destroços ao seu redor.

“Esta é a sua oportunidade de se juntar a esta pequena lista de exploradores numa autêntica expedição ao ‘inafundável’ Titanic, para examinar pessoalmente as consequências da tragédia e testemunhar a devastação do tempo”, lê-se no site da empresa.

Pela expedição ao Titanic neste verão, os visitantes pagaram 250 mil dólares, escreve a Interesting Engineering.

“Os detalhes surpreendentes nas imagens em 8K ajudarão a nossa equipa de cientistas e arqueólogos marítimos a caracterizar a decadência do Titanic com mais precisão à medida que capturamos novas imagens em 2023 e adiante. Capturar essas imagens em 8K permitirá aumentar o zoom e ainda ter qualidade em 4K que é fundamental para projetos de vídeo imersivos e de grande plano. Ainda mais notáveis são as cores fenomenais nesta filmagem”, disse Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, em comunicado.

Os comentários ao vídeo partilhado mostram o entusiasmo das pessoas com as imagens. “Isto é tão incrível, mas triste ao mesmo tempo. Precisamos de pelo menos 30 minutos de filmagem”, escreve uma cibernauta. “É uma loucura pensar que já passou mais de um século desde que o incidente aconteceu e, no entanto, alguns objetos permanecem quase intocados pela passagem do tempo”, escreve outro utilizador do YouTube.

A OceanGate já liderou duas expedições ao local e tem outra planeada para 2023. Durante a viagem, cientistas e historiadores forneceram contexto e conduziram as suas investigações no local. Os destroços também são documentados com câmaras de alta definição para monitorizar a decadência do navio e captar detalhes.

“Eu estudo o naufrágio há décadas e completei vários mergulhos, e não me lembro de ter visto nenhuma outra imagem que mostrasse este nível de detalhe. É emocionante que, depois de tantos anos, possamos ter descoberto um novo detalhe que não era tão óbvio com as gerações anteriores de tecnologias de câmara”, disse Rory Golden, especialista em mergulho do Titanic com 44 anos de experiência, incluindo expedições ao Titanic em 2000 e 2005.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.