Revelada causa da morte de Alexandre, o Grande (e não foi malária nem pneumonia)

A morte de Alexandre, o Grande está envolta em mistério. São muitas as teses sobre a causa, desde pneumonia, malária, Síndrome de Guillain-Barré até alcoolismo. Alguns até acreditavam que tinha sido assassinado. Agora, há uma nova teoria.

Um novo estudo de investigadores da Universidade de Aristóteles, na Grécia, revela que a causa da morte de Alexandre, o Grande, foi necrose pancreática e não malária, febre tifoide ou pneumonia, como se pensava anteriormente.

De acordo com a Sputnik News, no estudo iniciado em 1995, os especialistas analisaram cuidadosamente os sintomas da doença e os últimos dias do rei da Macedónia, descritos por historiadores antigos.

Segundo o autor do estudo e professor honorário de Medicina, Thomas Gerasimidis, a causa da morte de Alexandre foi uma sepse grave causada por necrose pancreática aguda. Esta doença, por sua vez, foi-se desenvolvendo por causa de colelitíase, bem como devido ao vício do chefe militar em alimentos pesados e álcool.

“O início dos sintomas era caracterizado por dor abdominal severa após refeição e vinho abundantes, acompanhada de febre e deterioração progressiva diária durante 14 dias”, escrevem os autores no estudo.

De acordo com o Greek Reporter, ao mesmo tempo, depois de analisar as obras de historiadores gregos antigos, Gerasimidis rejeitou outras versões da morte de Alexandre, incluindo malária, pneumonia, febre tifoide e febre do Nilo Ocidental.

A teoria da malária foi descartada porque, embora o seu principal sintoma fosse a febre, não era do tipo associado à malária. Além disso, a malária não causa a morte que sofreu Alexandre. A teoria da pneumonia também foi rejeitada, uma vez que a pneumonia raramente causa dor abdominal, apesar de apresentar sintomas de febre.

Gerasimidis também descartou a febre tifóide, uma vez que não havia epidemia na época. Além disso, Alexandre não terá experimentado diarreia antes da dor abdominal. Da mesma forma, a teoria do vírus do Nilo Ocidental foi rejeitada porque causa encefalite, mas não dor abdominal e delírio.

O investigador também rejeita a teoria de que Alexandre morreu de depressão por causa da morte de Hefestião, o seu melhor amigo e general do seu exército. Segundo a teoria, a depressão enfraqueceu o seu sistema imunológico, tornando-o vulnerável a infeções.

No entanto, o cientista grego diz que Alexandre não sofreu de forma debilitante a depressão. Pelo contrário, mesmo nos primeiros dias da doença, Alexandre ainda trabalhava com os seus generais.

Alexandre, o Grande, foi rei da Macedónia da dinastia Argeoad, chefe militar e conquistador, criador de uma potência mundial que se desintegrou após a sua morte.

A 10 ou 11 de junho de 323 a.C., Alexandre morreu no antigo palácio do rei Nabucodonosor II, na Babilónia, aos 32 anos. Existem duas versões a respeito da sua morte. De acordo com Plutarco, cerca de quatorze dias antes de falecer, Alexandre deu uma festa e passou aquela noite a beber. Ele teve uma febre, que foi piorando até ao ponto de não conseguir falar.

A segunda versão, de Diodoro, afirma que Alexandre começou a sofrer de fortes dores após tomar uma enorme porção de vinho. Permaneceu fraco por onze dias, não teve febre e morreu depois de dias de agonia.

As várias teorias sobre a sua morte passam por malária, febre tifóide, pneumonia e alcoolismo. Recentemente, uma investigadora da Nova Zelândia publicou um estudo, cuja conclusão sugeria que Alexandre terá morrido na sequência de uma doença neurológica chamada Síndrome de Guillain-Barré, contraída por uma infeção de Campylobacter pylori.

Devido ao seu estatuto na aristocracia macedónica, começaram a circular rumores sobre um possível assassinato. Diodoro, Plutarco, Arriano e Justino mencionaram a possibilidade de Alexandre ter sido envenenado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …